Rocky Mountain Games na Semana da Mulher

Redação Webventure/ Alpinismo

Na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, o Rocky Mountain Games coloriu de rosa (a cor da camiseta dos atletas), a área da Pedra Grande, neste sábado (9).

O maior festival de esportes outdoor e cultura de montanha do Brasil prossegue neste domingo (10), com provas de Mountain Bike, Gravel e Uphill, além de atividades na arena montada na Pista de Pouso de Voo Livre de Atibaia, como show musical, arremesso de machado, food trucks, slackline, acampamento infantil, entre outras. A entrada é grátis.

O engajamento feminino tem crescido ano a ano no Rocky Mountain Games. Os números do primeiro dia do evento comprovem esse fato. Do total de participantes, 44% eram de mulheres, entre corredores de Trail Run, Canicross e Hike & Fly.

Com o tradicional clima de camaradagem e descontração, com familiares e grupos de amigos acompanhando os atletas, duas modalidades encantaram adultos e crianças neste sábado. O Canicross, com cães e tutores correndo morro acima, sempre traz um verdadeiro show de fofura com os pets. Outro espetáculo, desta vez no céu, fez o público olhar para o alto a fim de assistir o voo dos parapentes do Hike & Fly.

Canicross – Uma novidade para a etapa de Atibaia foi a participação de novatos. Entre os inscritos, 50% eram estreantes na prova em que cães e tutores correm juntos. O espanhol Álvaro Monedero não era exatamente um novato, porque encarou sua segunda participação e venceu. “A prova é ótima e bem organizada. Ambiente muito bom e pessoas muito legais”, disse ele, que correu em Juquitiba no ano passado (terminou em sétimo lugar) e desta vez subiu ao lugar mais alto do pódio com Lena, uma SRD (sem raça definida) de cinco anos, adotada quando tinha um ano, no Equador.

Entre as mulheres, Amanda dos Santos Carvalho levou o título. “Achei a prova tranquila e ainda melhor que nas edições anteriores. Estava muito calor, mas percurso foi maravilhoso”, comentou ela, que correu em conjunto com Ollie, Border Collie de um ano e um mês. Foi o primeiro Rocky Mountain Games da dupla, mas não a estreia de Amanda, que há dois anos competiu com seu Labrador, então com 11 anos de idade.

No ar – Fabio José de Paula Ferreira, o Fabio Nóia, conquistou o bicampeonato do Hike & Fly, que neste ano trouxe novidades. Em 2024, os atletas encararam um percurso maior, com duas decolagens em sequência. A primeiro, da Pedra Grande. A segunda, de um ponto um pouco mais abaixo. Isso exigiu mais preparo físico dos atletas, que precisaram carregar o equipamento em duas subidas. “Pratico a modalidade há dez anos e sou um cara do esporte. Foi duro, mas valeu A competição foi muito bacana”, comentou ele, que levou 1h35min09 para cruzar o pórtico de chegada.

No feminino, a vitória também ficou com um atleta local. Lorena Franco Gonçalves foi a primeira entre as quatro mulheres inscritas no Hike & Fly. Ela melhorou sua colocação em relação à prova de 2023, saltando da segunda para a primeira posição. A disputa por posições foi acirrada entre todos os atletas-piloto, com direito a sprints para cruzar o pórtico, já com o velame recolhido e carregado nos ombros.

Last modified: março 9, 2024

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure