Foto: Pixabay

Ranking: os 6 pontos de escaladas mais desafiadores do mundo

Arquivo/ Destino Aventura

Existem muitas maneiras de se praticar a escalada, além disso ela pode ser feitas por todas as idades, respeitando sempre os limites físicos. Normalmente o desafio consiste em caminhadas de um dia em serras e morros, escalas em rochas, expedições a grandes montanhas geladas e perigosas e etc. Basta escolher de acordo com o gosto e referências.

+ Participe da Iron Race Noturna. Clique aqui e inscreva-se!

São diversas as modalidades do montanhismo assim como acontece em outros esportes, mesmo aqueles que nada têm a ver com aventura. As diferenças entre cada tipo vão muito além das atribuições de cada montanha e da região onde ela está, como relevo e clima, e dos equipamentos necessários para cada situação.

É preciso sempre levar em conta o preparo físico e as características psicológicas, de quem escolhe o montanhismo. Deve-se encontrar um equilíbrio entre vontade e possibilidade, procurando o tipo de atividade que melhor convém ao aspirante a montanhista.

O Webventure separou 6 destinos de escalda pelo mundo, veja quais são:

1. Chamonix – França

Foto: santosha57/Fotolia Foto: santosha57/Fotolia

O principal modo de escalar esta montanha é através do alpinismo clássico. Esse esporte radical requer inúmeras técnicas e progressões. Equipamentos específicos para alpinistas são necessários para a prática segura. Além disso, os praticantes necessitam do auxílio de um guia de montanha. Chamonix Mont Blanc é a romântica e charmosa cidade localizada no coração dos Alpes Franceses. Além disso é muito conhecida por ser uma das melhores e mais visitadas estações de esqui do mundo.

Para quem não conhece, essa é simplesmente a montanha mais alta da Europa, com 4.810 metros de altitude que fica bem na divisa entre a França, Suíça e Itália. Apesar de ser um paraíso para os praticantes de esqui e snowboard, quem não curte muito este tipo de esporte não vai se sentir deslocado Chamonix. Há outros passeios, como o alpinismo, e atividades bem interessantes, para todas as idades, além da excelente gastronomia alpina e do centrinho charmoso repleto de lojas de marcas renomadas.

2. Rodellar – Espanha

Foto: Grupo de Escalada Cidade de Pedra Foto: Grupo de Escalada Cidade de Pedra

Se você prefere uma escalada esportiva, este é o lugar perfeito para visitar, mas vale lembrar que não é para qualquer um. Apenas os profissionais devem se aventurar nestas montanhas. Rodellar, é considerado o melhor lugar de escalada esportiva do mundo. Há calcário de qualidade inigualável, uma quantidade de vias que beira o infinito e uma exuberância de beleza natural indescritível. Lá existe uma comunidade brasileira que vive e divulga tanto o país como a escalada brasileira.

3. Cordilheira Branca – Peru

Foto: Rafal Cichawa/Fotolia Foto: Rafal Cichawa/Fotolia

A Cordilheira Branca é um destino incrível para viagens de aventura e ecoturismo; nesta cordilheira estão localizados as melhores trekking trilhas do Peru e da Cordilheira dos Andes, assim como as melhores e agradável montanhas para escalar. Em 1975, a Cordilheira Branca foi declarada como Parque Nacional de Huascaran. Em 1977 e 1985, a UNESCO declarou esta área protegida como “Reserva da Biosfera” e “Patrimônio Natural”, respectivamente. Se você já tem alguma experiência com montanhismo, será uma ótima opção de aventura na região!

4. Monte Elbrus – Russia

Foto: jacf5244/Fotolia Foto: jacf5244/Fotolia

E é a maior montanha do continente Europeu contando a Europa oriental e ocidental. Esta é uma montanha com muita neve e por isso é necessário que os aventureiros que a escalam usem equipamentos técnicos, o Elbrus é também uma das montanhas mais acessíveis entre os sete cumes, projeto que engloba a maior montanha de cada continente do planeta mais a maior montanha dos pólos sul e norte.

5. Kilimanjaro – Tanzânia

Foto: Tatyana_Drujinina/Fotolia Foto: Tatyana_Drujinina/Fotolia

A ideia de estar no cume mais alto de um dos continente é muito legal. A subida nos leva desde a floresta tropical da base até a vegetação alpina do cume a 5895 m de altitude. Existem várias rotas para se chegar ao cume do Kilimanjaro. O custo de cada uma dessas rotas varia, sendo que as mais baratas são, sem dúvida, as mais populares. Durante a viagem, você acaba dividindo os acampamentos com alguns grupos de pessoas, mas isso não costuma ser problema se você é uma pessoas animada que gosta de fazer amizades.

6. Kalymnos – Grécia

Foto: andromeda studios and apartments Foto: andromeda studios and apartments

A Ilha é conhecida pelo seu clima seco, e pela possibilidade de escalar todo o ano. Mesmo assim, obviamente, alguns períodos são melhores que outros para escalar. Durante a primavera e o outonos são as melhores épocas do ano para escalar por lá. A ilha tem cerca de 2.300 rotas de escalada, a maioria de acesso fácil para todos, se você gosta de escalar com outras pessoas: a maioria dos escaladores fica na praia de Massouri.

Este texto foi escrito por: Gabriel Gameiro

Last modified: junho 13, 2017

[fbcomments]
Avatar
Arquivo