Foto: Pixabay

Rally Franco: off road para vovôs e netinhos

Redação Webventure/ Offroad

Um rali diferente. Ali, realmente, o importante é participar. Nem tanto: “Eu quero vencer!”, dispara Aline, de 12 anos. Ela não é a participante mais nova desta aventura curiosa, o Rally Franco. Bianca, de 2 anos, deve levar o título de caloura na edição que acontece neste domingo, de Jundiaí até Serra Negra. O Franco é uma rali ‘familiar’: qualquer tipo de carro é aceito e dá para levar até três ‘zequinhas’ (caronas), de qualquer idade.

Para participar, não é necessário nenhum curso de navegação, mas pelo menos o piloto deve ser maior de idade e habilitado. Toda a perícia das equipes é medida em trechos pré-estabelecidos, assim como a velocidade e o tempo a serem percorridos. Em terra, nenhum carro ultrapassa os 30km/h. Mas não falta lama e adrenalina.

Pausa para o lanche – No total, esta 10ª edição do Rally Franco terá 260 km em asfalto e terra (ida e volta para Serra Negra), com parada para o almoço. “Em todos os rallys que eu ia faltavam várias coisas. Primeiro: terra. Segundo: terra. Terceiro: terra. Quarto: companheirismo”, enumera o idealizador da prova, Adriano Franco. “Estamos tentando fazer tudo isso no nosso rali. Hoje temos participantes de mais de 20 cidades, desde crianças até vovôs. E a maioria começou a correr com a gente.”

“Ali é quase como um passeio, só que com aventura, se é que dá para misturar as duas coisas”, resume Jaime José do Carmo, de São Paulo, que participa da prova há dois anos, com os filhos na equipe Rally Zueiros (veja matéria).

Para quem quiser conferir, a largada do Rally Franco acontece no VI Posto Progresso, em Jundiaí, às 8h. Mais informações no site oficial do evento www.dglnet.com.br/rallyfranco.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: setembro 10, 1999

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure