Foto: Pixabay

Rafting no Rio Guaporé

Redação Webventure/ Rafting e canoagem

Descida do Rio Guaporé (foto: Divulgação Refúgio Explorer)
Descida do Rio Guaporé (foto: Divulgação Refúgio Explorer)

O Rio Guaporé fica no Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, na região conhecida como Serras Gaúchas. É na cidade de Encantado (RS) que o rio tem corredeiras apropriadas para a prática de rafting.

O rio tem corredeiras de classe II, III, IV (poucas), V e uma nível VI. As principais são: Corredeira do “S”, do Tendão Arrebentado, do Leca, da Muralha, Corredeira 1, Corredeira 2 e do Moquem.

Nesse trecho há três possibilidades de descida:

  • 10 quilômetros: inicia-se no município de Vespasiano e termina na Barra do Arroio Zeferino, com duração de 50 minutos a 1h15.
  • 30 quilômetros: inicia-se no interior do município de Dois Lajeados e termina na Barra do Arroio Zeferrino, com duração de 3h30 a 4h30.
  • 50 quilômetros: inicia-se no município de Guaporé e termina na Barra do Arroio Zeferino.

    Como chegar – Partindo de Porto Alegre, o motorista deve pegar a rodovia BR-386 (Presidente Kennedy) até a cidade de Lajeado e de lá a RS-130.

    Comentários – O Rio Guaporé é um afluente do Rio Antas-Taquari e um dos poucos rios completamente despoluídos do Rio Grande do Sul.

    Nas descidas de corredeiras de 30 e 50 km, 90% do trajeto é feito dentro de uma área remota e sem acessos por terra. Esse é um rio ainda em estado selvagem e um dos poucos rios de montanha do estado que está preservado. A maioria dos rios de corredeiras está com projetos de construção de barragem em andamento.

    O rafting é realizado o ano todo e suspenso quando há estiagem e seca.

    Este texto foi escrito por: Webventure

    Last modified: agosto 15, 2006

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure