Foto: Pixabay

Quads – Novo líder em reviravolta

Arquivo/ Offroad, Sertoes

Robert Nahas é o atual campeão nos quadriciclos no Rally dos Sertões. Foto: Jonne Roriz/Webventure Robert Nahas é o atual campeão nos quadriciclos no Rally dos Sertões. Foto: Jonne Roriz/Webventure

Com informações de Isabela Rios, direto de Diamantina (MG)

O trajeto no Estado de Minas Gerais entre as cidades de São Francisco e Diamantina, em um total de 645,44 quilômetros na 22ª edição do Rally dos Sertões foi emocionante na categoria dos quadriciclos. Na etapa Maratona realizada nesta quinta-feira (28), Robert Nahas voltou a liderar o dia e também no resultado acumulado. Ele, Marcelo Medeiros e Rafal Sonik vêm alternando o topo da tabela desde o primeiro dia nos chamados quads.

Competidor da RNN Sports, Nahas, estava exausto ao final do percurso. “Não consigo nem falar de tão cansado. Foi uma especial legal. O primeiro trecho de eucalipto, para esse tipo de quadriciclo com suspensão independente, não é tão legal, mas fui andando bem. No segundo trecho, no trial, eu tomei muito cuidado, tinha umas sequencias complicadas, e que se abusasse poderia cortar pneu ou acontecer alguma coisa. Andei com bastante cautela, a estratégia que usei no ano passado também: não quebrar, não errar e terminar a maratona. A maratona é sempre uma maratona”, expõe o líder do acumulado pela segunda vez no rally.

E Nahas detalha apenas um pequeno problema que teve durante o dia. “Só quebrou o botão da navegação, o que atrapalhou um pouco. Parece que não atrapalha tanto, mas dá um trabalho. Fora isso, espero que esteja tudo em ordem”, diz o piloto, já que ninguém pode ver as condições do quadriciclos até a manhã desta sexta-feira (29).

Marcelo Medeiros está com os joelhos inchados após o acidente, mas compete amanhã. Foto: Gustavo Epifanio/Webventure Marcelo Medeiros está com os joelhos inchados após o acidente, mas compete amanhã. Foto: Gustavo Epifanio/Webventure

Marcelo Medeiros, da equipe Taguatur Racing, enfrentou diversos problemas durante a especial, sendo um deles, um acidente forte no km 268. “Foi uma etapa longa. Eu furei um pneu. O Robert Nahas estava atrás de mim e me passou. Eu estava um pouco atrás de uma moto, a ultrapassei e, no meio da poeira, não vi e bati num barranco. Mas estou bem. Agora é só pensar em chegar a Diamantina”, explica.

A boa ação do dia ficou com o piloto de moto Júlio Zavatti, o Bissinho (Honda Mobil de Rally categoria PDA), que parou para acompanhar o resgate de Medeiros. “Os médicos avaliaram e constataram que houve uma contusão nos joelhos. Nada grave. Então preferi continuar na disputa. Só tenho que agradecer ao Júlio pelo apoio e a equipe médica pelo pronto atendimento”, detalha o competidor.

O polonês Rafal Sonik (Sonik Team), que finalizou o dia na segunda colocação, também se preocupou com o acidente. “Vi o Marcelo caído e parei um pouco, tinha algumas pessoas em volta dele, mas ele disse para eu seguir. Não vi ele se mexer, ele disse que estava bem, mas me pareceu não estar”, conta o piloto. No final do dia, Sonik ainda teve uma penalização por excesso de velocidade em zona de radar.

Nesta sexta-feira (29), os competidores sairão de Diamantina e voltarão à cidade, numa especial de mais de 178 quilômetros e 25,42 de deslocamento final, ainda dentro da Maratona, sem receber apoio mecânico de equipes.

Acompanhe o Sertões ao vivo e veja os resultados completos aqui.

Veja os melhores colocados do dia e no acumulado nos quadriciclos:

Quads – 5ª Etapa
1. #100 ROBERT NAHAS (PROTOTIPO / RNN SPORTS) 04h57min02
2. #101 RAFAL SONIK (HONDA / SONIK TEAM) 05h17min00
3. #102 MARCELO MEDEIROS (TAGUATUR RACING) 05h25min03
4. #105 GABRIEL VARELA (CAN-AM / DIVINO FOGAO RALLY TEAM) 05h28min55
5. #103 TOM ROSA (YAMAHA / NC RALLY TEAM) 5h30min50

Quads – Acumulado
1. #100 ROBERT NAHAS (PROTOTIPO / RNN SPORTS) 15h59min26
2. #102 MARCELO MEDEIROS (TAGUATUR RACING) 16h21min36
3. #101 RAFAL SONIK (HONDA / SONIK TEAM) 16h28min35
4. #105 GABRIEL VARELA (CAN-AM / DIVINO FOGAO RALLY TEAM) 16h51min50
5. #103 TOM ROSA (YAMAHA / NC RALLY TEAM) 17h36min26

Confira a sequência da programação da 22ª edição Rally dos Sertões:

29/08 – 6ª etapa – Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 178,87 km
Deslocamento final: 25,42 km
Total do dia: 204,29 km

30/08 – 7ª etapa – Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 54,38 km
Trecho especial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total do dia: 336,96 km
12h00 às 18h00: Chegada dos competidores
21h00: Cerimônia e Festa de Premiação

*Programação sujeita a alteração

Este texto foi escrito por: Marcos Souza

Last modified: agosto 29, 2014

[fbcomments]
Avatar
Arquivo