Foto: Pixabay

Problemas com mapas provocam polêmica no Ecomotion Itatiaia

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Erros nos mapas, indicações erradas e PCs (postos de controle) em locais diferentes dos apontados. Segundo muitas equipes participantes do Reebok Ecomotion Circuit, esses problemas foram grandes dificultadores na tarefa de terminar a etapa.

O primeiro problema constatado pelas equipes aconteceu no PC8. Segundo os integrantes de times considerados de ponta, como Lontra Radical e Atenah, o posto de controle estava a pelo menos 2 km do indicado no mapa. Por conta disso, os atletas acabaram perdendo bastante tempo e tendo um maior desgaste. Em protesto pelos erros, Lontra e Atenah desistiram da prova.

Antes, porém, na saída do trecho de trekking que passou pelo túnel subterrâneo, outro suposto erro já havia sido alvo de protesto por parte de algumas equipes. Segundo os atletas, a indicação para a trilha por onde os atletas teriam de percorrer o trecho seguinte, de mountain bike, também não estava correta. Outro trecho com indicações problemáticas segundo os atletas foi a saída do PC 17, rumo ao maciço de Prateleiras.

A organização da prova ainda não se manifestou sobre o assunto. É aguardada a soma das penalizações de cada equipe para a divulgação de um resultado parcial. O prazo final para os times terminarem a prova é hoje, às 17h.

Uma corrida de aventura é um rali humano. Uma prova de velocidade, muitas são non-stop, em que equipes, com três ou quatro integrantes, devem utilizar habilidades físicas para cumprir etapas de trekking, mountain bike, técnicas verticais (rapel, ascensão e tirolesa), cavalgada, nado, caiaque, canoagem, vela e rafting, além de terem conhecimentos em orientação.

É uma mistura de expedição e competição. Aos olhos dos competidores, é um teste de resistência física e psicológica. Aos olhos dos espectadores, é pura loucura.

O conceito foi criado pelo jornalista francês e amante da natureza, Gerárd Fusil. Em 1989, na Nova Zelândia, ele montou a precursora Raid Gauloises, dando início a um universo que hoje sustenta atletas profissionais e organizadores.

Já existe um Circuito Mundial de Corridas de Aventuras (AR World Series), formado por sete provas, todas classificatórias para Discovery Channel World Championship Adventure Race. Mas, na atualidade, a maior corrida do mundo é o Eco-Chellenge, do expedicionário Mark Burnett. A quinta edição (2000) aconteceu em Bornéo, na Indonésia.

Em razão do quinto centenário de descobrimento, o Brasil já foi sede de um corrida internacional. Em abril de 2000, Elf-Authentique Aventure, idealizada por Gerárd, cruzou os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, em mais de 850 km de percurso. A prova passou por lugares exuberantes, como os Lençóis Maranhenses.

No rastro – O Brasil teve sua primeira corrida de aventura em 1998 com a Expedição Mata Atlântica, hoje pertence ao circuito mundial como a única etapa sul-americana. Nos últimos dois anos, quando fora formado o Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, houve um boom neste tipo de competição. Cada vez mais, adeptos competem em provas espalhadas por todo o país.

A EMA Expedição Mata Atlântica continua sendo a mais importante, com um percurso em torno de 450 km. Porém, há outras no rastro, como o PETAR (2000 e 2001), Raid Brotas Extreme, Litoral 2000, Reebok Ecomotion Circuit (Serra da Bocaina, Paraty e Itatiaia), Rio Eco 2000, que contou com a participação de equipes estrangeiras, Desafio Costa do Sol (Paraíba), entre outras.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 30, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure