Foto: Pixabay

Príncipe do Qatar enfim fatura o Dakar

Redação Webventure/ Dakar

Piloto começou a disputar o Dakar em 2005 (foto: Marcelo Maragni)
Piloto começou a disputar o Dakar em 2005 (foto: Marcelo Maragni)

Poucos pilotos do Rally Dakar têm uma história de vida tão curiosa quanto a de Nasser Al-Attiyah, o mais novo campeão da prova entre os carros. Considerado príncipe no Qatar, onde nasceu, ele chegou a participar de três Olimpíadas, competindo na modalidade do tiro chegou a ser sexto em Sidney-2000 e quarto em Atenas-2004.

Integrante de uma das famílias mais ricas e respeitadas do Qatar, nos Emirados Árabes Unidos, Al-Attiyah tem 40 anos e ostenta o status de príncipe por ser parente da mulher que amamentou o atual Emir do Golfo Pérsico.

A velocidade sempre foi sua grande paixão. Em 1989, estreou no automobilismo disposto a ganhar o mundo. Dinheiro não lhe faltava, porém, durante um longo período, ele se viu obrigado a abrir mão de seu sonho de disputar grandes ralis no mundo porque o presidente da Federação de Automobilismo do Qatar pertencia a uma família rival dos Al-Attiyah.

Por conta disso, o príncipe partiu para o tiro olímpico, onde seguiu entre 1996 e 2004. Em 2005, quando um primo tornou-se presidente da Federação local, ele acabou liberado para pisar fundo e estreou no Dakar, abandonando na nona etapa. A segunda tentativa foi ainda mais frustrante: desistência na oitava especial.

Veio o ano de 2007 e ele, a bordo de um Mitsubishi, surpreendeu com o sexto lugar no geral, com direito a vitória em uma especial. O bom desempenho garantiu um contrato de três anos com a BMW, que estava em ascensão na época. Em 2009, Al-Attiyah chegou a vencer duas vezes até ser obrigado a abandonar, na sexta etapa.

Já em 2010, estreando pela Volkswagen, fez excelente papel, acabando como vice-campeão, atrás apenas de Carlos Sainz. O objetivo para 2011 seria superar o espanhol e companheiro de equipe. Sainz liderou a primeira metade da prova, mas o piloto do Qatar foi aos poucos superando o rival ele ainda foi beneficiado por um problema sério de Sainz a dias da bandeirada, o que tornou mais fácil sua missão.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: janeiro 15, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure