A terceira edição do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander começou nesta sexta-feira (23), com a abertura do Village na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). Os primeiros ciclistas chegaram ao local ao meio-dia para retirar seus kits e visitar os estandes da prova.
A etapa carioca será realizada no domingo (25), com largada às 6h, no Aterro do Flamengo, para os percursos de 55 km e 110 km. Espera-se a participação de 1800 ciclistas que enfrentarão os desafios da prova, passando por pontos turísticos da cidade como Copacabana, Leblon e a Vista Chinesa.
No Village do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander, o principal assunto entre os ciclistas foi, é claro, a preparação para a prova. Atletas amadores de todo o país estão escalados para os dois percursos.
Na largada, prevista para as 6h, a temperatura estará bastante fria para os padrões cariocas, abaixo dos 15 graus. No entanto, ao longo do percurso, a tendência é que esquente, chegando a 28 graus por volta do meio-dia. Não há previsão de chuva e espera-se que os ciclistas concluam o L’Étape Rio em cerca de 4 horas.
“Estamos em uma época no Rio em que as manhãs estão bem frias para os cariocas, então no início pode ser um pouco difícil, mas depois fica agradável para pedalar. Esperamos não enfrentar vento contrário no trecho plano, principalmente no retorno, no Aterro do Flamengo”, diz Hugo Augusto Rodrigues, ciclista carioca de 26 anos, que utiliza uma bicicleta Specialized.
Outro destaque da prova é a força do ciclismo feminino, que mais uma vez se faz presente no Rio de Janeiro. Após a grande adesão de atletas mulheres no ano passado, elas retornam com tudo na edição de 2023 do L’Étape Rio.
Cerca de 30% do total de inscritos são mulheres, a maioria começou a pedalar acompanhando maridos, filhos ou amigas em assessorias esportivas pelo país.
“A cada edição, sinto que as mulheres conquistam cada vez mais seu espaço. Confesso que nem sempre estou superanimada para competir, mas ao mesmo tempo reconheço a importância e a influência que isso traz para outras mulheres! Seja competindo, completando um desafio ou simplesmente pedalando por diversão, o rótulo que você quiser dar para a prova”, conta Ana Paula Vecchete, paulista da Specialized.
“O mais importante é mostrar que as mulheres podem alcançar seus objetivos, desde que acreditem em si mesmas. Elas têm a capacidade de fazer tudo o que quiserem.”
Foto: Corroh Gomes
Last modified: junho 23, 2023