Foto: Pixabay

Por que devo variar nos treinos de corrida?

Daniel Krutman/ Mulheres, Onde Treinar

O ano está começando e você voltando a correr agora, mas ainda não tem uma planilha de treinamento? Vai continuar com a do ano passado?

O Webrun conversou com a professora da academia Bio Ritmo, Carolina Santos, para entender o que se deve levar em consideração para elaborar os treinos e por que é tão importe não praticar sempre o mesmo.

De acordo com Carolina, não devemos deixar nosso corpo se acostumar com um único tipo de treinamento. “Variar treinos de corrida é importante tanto para melhorar o desempenho, aptidão física, resistência, condicionamento, técnica, força e resistência muscular, quanto para evitar lesões ou efeitos nocivos do treinamento, como overtraining”.

E não são apenas os atletas que buscam um alto desempenho que devem ter essa preocupação, os corredores amadores também. “Todos devem variar treinos, o corpo precisa de estímulos diversificados para melhorar seu desempenho, ainda que este seja para um corredor amador, e também precisa de treinos regenerativos que não causem grande estresse aos músculos”, explica.

Participe do 27° Troféu Brasil de Triathlon!

Foto: Fotolia

A professora também afirma que submeter o corpo a treinos mais longos, periodicamente, é essencial para fazer o atleta desenvolver a resistência e aprimorar o ritmo.

E de quanto em quanto tempo se deve mudar o tipo de treino?

“Atualmente as pessoas que correm com acompanhamento de um profissional, treinam com uma planilha de corrida, montada com seu objetivo e particularidades. Nas planilhas é possível variar o treino diariamente e semanalmente, dependendo da frequência da prática. Se o atleta corre todos os dias, por exemplo, pode-se propor um treino diferente a cada dia, ou um objetivo diferente a cada semana”, aconselha Carolina.

Segundo ela, os treinos mais comuns hoje para quem corre são: ondulatório (o volume e a intensidade do treino aumentam e diminuem em uma base diária), intervalado, “longão”, regenerativo e HIIT. Vale a pena definir seus objetivos para escolher o que melhor se adequa a aquilo que você busca.

 

 

Last modified: fevereiro 15, 2017

Daniel Krutman
Daniel Krutman
Publicitário de formação, especialista em sociologia do consumo e em marketing digital. Trabalha há mais de 10 anos com conteúdo e marketing esportivo.