Foto: Pixabay

Peterhansel conquista o bicampeonato no Dakar

Redação Webventure/ Offroad

Stephane Peterhansel e Luc Alphand: a dobradinha da Mitsubishi em 2005 (foto: Mitsubishi Motors)
Stephane Peterhansel e Luc Alphand: a dobradinha da Mitsubishi em 2005 (foto: Mitsubishi Motors)

O francês Stephane Peterhansel (Mitsubishi) administrou com primazia sua liderança no rali para conqusitar hoje, em Dakar, o bicampeonato.

Na curta especial com chegada no Lago Rosa, na capital senegalesa, o campeão de 2005 fez o 11° melhor tempo. Nem precisava tanto, com mais de 27 minutos de vantagem sobre seu companheiro de equipe Luc Alphand, Peterhansel precisava apenas completar com calma o curto de trecho de 31 quilômetros cronometrados para vencer mais uma vez o Dakar.

O mais rápido na etapa de hoje foi o francês Bruno Saby (Volkswagen). Em segundo Tierry Magnaldi com seu buggy de motor Honda. O brasileiro Klever Kolbeg também andou bem e foi o nono mais rápido na curta etapa de encerramento do Dakar 2005.

Mais um rali pra a Mitsubishi, o sexto seguido da montadora japonesa. Companheiros na equipe japonesa, Peterhansel e Luc Alphand fecharam o rali com quase três horas de vantagem sobre a terceira colocada na competição, a alemã Jutta Kleinschmitd.

A dupla brasileira nos carros, Klever Kolberg e Lourival Roldan, fechou o rali em ritmo de recuperação após ter tido problemas na sétima etapa do Dakar. Kolberg finalizou a prova em 16° lugar.

Alphand escudeiro – Ao contrário do que se poderia imaginar, Alphand não tentou disputar a vitória, confirmando a liderança de Peterhansel como primeiro piloto do time japonês. Desde que os outros dois Mitsubishis oficiais, de Hiroshi Masuoka e Andrea Meyer abandonaram o Dakar, Alphand passou os últimos cinco dias como fiel escudeiro de Peterhansel. Garantindo que nenhum problema ou adversário fosse ameaçar o bicampeonato.

Mesmo com uma nova vitória de um Mitsubishi no Dakar, o rali indica um fim da soberania da montadora japonesa na prova. As equipes oficiais da Nissan e Volkswagen provaram que pela primeira vez após longos anos possuem carros competitivos para fazer frente aos Mitsubishi oficial. Até sofrer um sério acidente na Mauritânia, o escocês Collin McGrae (Nissan) vinha conseguindo disputar a liderança de igual para igual com Peterhansel. Isso em seu segundo Dakar.

Surpresa maior foi o desempenho do norte-americano Robby Gordon (Volkswagen), o primeiro estreante a vencer uma etapa. Saindo direto das pistas da Nascar para as areias do Saara, Gordon provou que o projeto do Touareg da Volkswagen está maduro para conquistar títulos.

Confira a classificação final do Dakar 2005 entre os carros:

1) PETERHANSEL / COTTRET (MITSUBISHI) – 52h 31′ 39″
2) ALPHAND / PICARD (MITSUBISHI) – 52h 58′ 53″ | 27′ 14″
3) KLEINSCHMIDT / PONS (VOLKSWAGEN) – 55h 53′ 39″ | 3h 22′ 00″
4) DE VILLIERS / LURQUIN (NISSAN) – 56h 34′ 15″ | 4h 02′ 36″
5) SABY / PERIN | (VOLKSWAGEN) – 61h 15′ 53″ | 8h 44′ 14″
6) ROMA / MAGNE (MITSUBISHI) – 61h 51′ 16″ | 9h 19′ 37″
7) SOUSA / DELLI – ZOTTI (NISSAN) – 62h 34′ 08″ | 10h 02′ 29″
8) MAGNALDI / FORTHOMME (HONDA) 63h 35′ 23″ | 11h 03′ 44″
9) MONTERDE / TORNABELL (BMW) – 65h 59′ 10″ | 13h 27′ 31″
10) DALMAU / OLLER – 71h 48′ 32″ | 19h 16′ 53″
16) KOLBERG / ROLDAN (MITSUBISHI) – 76h 40′ 46″ | 24h 09′ 07″

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: janeiro 16, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure