Foto: Pixabay

Pedra do Baú agora é Monumento Natural

Redação Webventure/ Montanhismo

Pedra do Baú é um dos principais pontos turísticos da região (foto: Divulgação/ Alexandre Janotti)
Pedra do Baú é um dos principais pontos turísticos da região (foto: Divulgação/ Alexandre Janotti)

Na última segunda-feira, o Governo do Estado de São Paulo, após várias discussões públicas, decretou a criação do Monumento Natural da Pedra do Baú, que será cuidado pela Fundação para Conservação e Produção Florestal do Estado (FF). O órgão está atrelado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Uma vez administrado pelo FF, o Monumento Natural da Pedra do Baú será sinônimo de biodiversidade, recursos hídricos e visitação turística. Cuidado, o Complexo poderá ser usado para uso esportivo de escalas por trilheiros apaixonados pela natureza. Um convênio de gestão compartilhada entre o FF e a Prefeitura de São bento do Sapucaí já garante um investimento de R$ 300 mil para a área.

O local é muito visitado por montanhistas e uma das referências para escalada no Estado de São Paulo. São mais de 30 rotas para a prática do esporte, com diferentes níveis de dificuldade e escaladas que podem ter até 300 metros.

A formação tem como vizinhos outros dois velhos conhecidos: Bauzinho e Ana Chata, acessados por meio das cidades de São Bento e Campos do Jordão, já com estrada de asfalto, o que facilita a visitação dos turistas.

Turismo – Atualmente o Complexo é um dos principais pontos turísticos da região de São Bento do Sapucaí e da vizinha Campos de Jordão (SP), visitada por milhares de pessoas durante o ano, em especial nos meses de inverno.

A região onde está instalada a Pedra do Baú é uma área de Proteção Ambiental dos governos federal e estadual e foi chamada de Embahú – ponto de vigia na língua dos nativos tupi-guarani – inicialmente. Mais tarde, batizada pelos cablocos da região foi chamada de Canastra, nome dado a baús extensos, utilizados na época como um local para guardarem seus pertences.

A Pedra do Baú, também chamada de Complexo do Baú, é um conjunto de rochas existentes na cidade de São Bento de Sapucaí, região da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e que ocupa aproximadamente 3.154 hectares. O ponto mais alto da formação rochosa, com aproximadamente 1.950 metros de altitude, foi batizado de Pedra do Baú.

A área é cercada por mata nativa. A massa granítica tem 340 metros de altura, 540 metros de comprimento com larguras variáveis e atinge 1.950 metros de altitude. Em 1940, os irmãos Antônio e João Cortez chegaram ao cume da Pedra do Baú. A partir daí, foram instaladas escadas de grampos para facilitar o acesso ao cume.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: dezembro 29, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure