Foto: Pixabay

Paulista fará travessia solo da nascente à foz do São Francisco em canoa canadense

Redação Webventure/ Rafting e canoagem

Expedição irá cruzar cinco Estados pelas águas do rio (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)
Expedição irá cruzar cinco Estados pelas águas do rio (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)

João Carlos Figueiredo, 59 anos, iniciará em junho uma expedição da nascente à foz do Rio São Francisco em uma travessia à remo, à bordo de uma canoa canadense. Sem qualquer tipo de apoio, o mergulhador, espeleólogo e montanhista pretende cruzar os 2.800 quilômetros de extensão do rio remando 8 horas por dia e, no máximo, 40 quilômetros por etapa. A aventura tem duração estimada de 90 dias.

O “Velho Chico”, como é conhecido o rio, nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra, e cruza o Estado chegando à Bahia e passando por Sergipe, Alagoas e Pernambuco. João Carlos pretende documentar toda a viagem fazendo fotos e entrevistas com as populações ribeirinhas para verificar o grau de envolvimento delas com a preservação e degradação da natureza. Além disso, irá coletar a água do rio em determinados pontos para análise, que será feita por organismos públicos de controle ambiental ou universidades.

Outro projeto a ser realizado por ele na expedição será o “Protocolo de São Francisco”, onde irá coletar assinaturas de prefeitos e governadores de onde passará em que eles se comprometerão com a preservação ambiental, através de ações saneadoras e de conscientização da população ribeirinha. Esse documento será encaminhado ao Governo Federal e à imprensa para assegurar esse comprometimento. E com todos esses materiais em mãos, João Carlos pretende fazer palestras de conscientização ambiental e lançar um livro-documentário.

O canoísta não fará pausas para reabastecimento e levará consigo todos os suprimentos de sobrevivência, primeiros socorros, orientação, comunicação, ferramentas, camping, vestuário, alimentação dentre outros objetos essenciais para a travessia. Nas aportagens que precisará fazer com sua canoa, João não terá qualquer tipo de suporte.

Etapas da Expedição
1. Vargem Bonita Represa de Três Marias (trecho com corredeiras)
2. Três Marias Pirapora Januária Parque Nacional do Peruaçu
3. Parque Nacional do Peruaçu Bom Jesus da Lapa
4. Bom Jesus da Lapa Represa de Paulo Afonso Juazeiro
5. Juazeiro Represa de Itaparica (3 barragens)
6. Represa de Itaparica Penedo Foz do Rio São Francisco
7. Foz do Rio São Francisco Aracaju (via mar: trecho a confirmar)

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 3, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure