Foto: Pixabay

Para Alexandre Carrijo, canoagem definirá campeão do Brasília Multisport

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Canoagem definirá campeão do Brasília Multisport (foto: Divulgação/ Alexandre Socci)
Canoagem definirá campeão do Brasília Multisport (foto: Divulgação/ Alexandre Socci)

Faltam ainda três dias para o início da Brasília Multisport (BMS), que acontece neste sábado (26), na capital brasileira. Mesmo assim, grande parte dos atletas já está no local concentrando-se para a disputa. Uma das modalidades que vem sendo mais treinada pelos competidores, até agora, é a canoagem, que será dividida em duas etapas: 15 quilômetros no lago e mais 18 quilômetros no rio.

De acordo com Alexandre Carrijo, organizador da prova, a preocupação dos atletas é válida, já que a canoagem deverá definir os campeões. “A canoagem será a modalidade mais difícil e técnica. Todos os atletas que estarão presentes têm algum passado ligado a esse esporte. Então, a prova será muito rápida e disputada”, afirmou.

Ao todo, a prova mais longa do BMS terá 135 quilômetros, contando com outras três modalidades além da canoagem, entre elas ciclismo, corrida de rua e corrida em trilha. Está última, inclusive, foi destacada pelo organizador por se somar uma série de fatores naturais.

“Outro ponto decisivo na prova será a corrida em trilha. São 21 quilômetros com muito sobe e desce, passando por pontos de cascalho, poeira e leitos de rio. Além disso, nesta época do ano, Brasília tem uma baixa umidade no ar, em torno de 16 por cento, que somada ao calor de 33 graus e à localização da região, cerca de mil metros acima do mar, acaba causando um efeito diferente nos atletas”, explicou Carrijo.

Competidores – Atletas de vários países já confirmaram participação no BMS, entre eles os brasileiros Frederico Gall, Flávio Vianna, Erasmo “Xiquito” Cardoso, Barbara Bonfim, Mirella Albrecht, Nora Audrá, além de Ian Edmond, da Nova Zelândia, e dos americanos Paul Romero e Karen Lundgreen.

Mesmo com tantos nomes de peso, Carrijo acredita que dois atletas têm uma pequena vantagem: os campeões das edições passadas. “Eu acho que o Manzan tem que ser considerado um dos favoritos, por já ter vencido a prova, em 2008, além de ser um atleta diferenciado. O Kenny Souza, campeão do ano passado, também não deixa nada a dever no Multisport. Ele melhorou muito sua técnica de canoagem e, se ele conseguir resistir na corrida, tem chance de vencer mais uma vez”, disse.

A pesar dos favoritos, um fator técnico será fundamental no BMS. Segundo o organizador, estratégia é um elemento básico para todo atleta. “O Multisport está entre a corrida de aventura e o triathlon. Ele tem o elemento de velocidade e de performance do triathlon, mas também o sabor de aventura das corridas. São quatro modalidades, o que exige dos atletas muita estratégia para vencer”, afirmou. “No fim das contas, a prova será incendiária”, finalizou.

Este texto foi escrito por: Caio Martins

Last modified: junho 23, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure