Foto: Pixabay

Os perigos do calor

Redação Webventure/ Aventura brasil

No verão, devido ao aumento da temperatura, muitos praticantes de esportes extenuantes sofrem de enfermidades relacionadas ao calor e ao balanço corporal de fluidos. Veja como isso acontece.

Grande parte de nosso organismo é composta por água, que se encontra em diversos fluidos corporais. Todos estes fluidos estão em balanço. A perda de fluido de qualquer fonte é refletida nos níveis de todos os outros fluidos corporais. Por exemplo, sudorese excessiva vai resultar em uma diminuição do volume de sangue. Se uma vítima perde muito fluido, por qualquer meio – por hemorragia, suando, vomitando ou por diarréia – o resultado final é o mesmo: desidratação e, potencialmente, choque hipovolêmico.

Se uma pessoa perto de você está perdendo fluidos (por diarréia ou vomitando), então você está com uma verdadeira emergência nas mãos. Trate a causa da perda de fluidos da melhor maneira possível e hidrate a vítima. Evacue-a o mais rápido possível.

Prevenir a desidratação é muito mais fácil do que tratá-la. Portanto, é importante que todos os membros de seu grupo bebam água regularmente, na quantidade adequada, para repor a perda de fluidos. O corpo absorve líquidos melhor quando bebemos pequenas quantidades e com freqüência, do que quando bebemos grandes quantidades de uma só vez. Comer enquanto bebemos também ajuda na absorção. Se não tivermos comida, colocar uma pitada de sal e de açúcar também ajuda.

Está com sede? – Não espere ficar com sede para beber água. Ficamos com sede quando já estamos com uma grande perda de fluidos corporais. O melhor indicador do nível de fluidos é a cor e quantidade de urina. Quanto mais urina e quanto mais clara for sua coloração, melhor. Isto indica que o corpo está com o nível de fluidos elevado. Porém, urina escura indica que o corpo está com baixa quantidade de água, e está tentando conservar o pouco que tem. Isto faz com que a urina fique mais concentrada, portanto, mais escura.
Veja tabela de recomendação para ingestão de fluidos

Fluidos e sais
Um outro fator no balanço global de fluidos é a reposição de sais perdidos na transpiração. Na maioria dos casos, o sal encontrado nos alimentos é suficiente. Nos casos de desidratação severa, uma solução de ½ colher de chá de sal e ½ colher de chá de bicarbonato de sódio para 900 mililitros de água pode ser usada para reposição de sais.

Use líquidos mornos. Pare de ministrar se a pessoa ficar nauseada ou vomitar. Continue a ministrar líquidos assim que a vítima tolerar.

O corpo possui uma série de mecanismos para manter a temperatura interna do corpo ótima (37 ºC). Acima de 40 ºC, muitas enzimas começam a se desnaturar e as reações químicas deixam de acontecer, levando o indivíduo à mortes. Abaixo de 37 ºC as reações químicas ficam mais lentas, levando a várias complicações, que também podem levar à morte.

Como o corpo regula a temperatura interna:

  • Vasodilatação – aumenta o fluxo de sangue na superfície, que aumenta a perda de calor (quando a temperatura ambiente é inferior à temperatura corporal);

  • Vasoconstricção – diminui o fluxo sangüíneo periférico, diminuindo a perda de calor;

  • Suor – diminui a temperatura corporal através da evaporação;

  • Tremor – gera calor através do aumento de reações químicas requeridas em atividades musculares. Tremores visíveis podem aumentar a produção de calor superficial em até 500 %. Porém, este mecanismo é limitado em apenas poucas horas por causa da diminuição de glicose nos músculos e por causa da fadiga;

  • Aumento/Diminuição de Atividade – irão aumentar/diminuir a produção de calor;

  • Respostas Comportamentais – colocar ou tirar camadas de roupa irão resultar em termoregulação.

    Perda de Calor
    Sempre que estamos em um ambiente cuja temperatura é inferior à do nosso corpo, estamos expostos a uma Perda de Calor. Enquanto os níveis de Produção de Calor e Retenção de Calor forem maiores do que a Perda, o organismo estará se termoregulando de forma adequada. Porém, se o frio for maior do que a Produção e Retenção de calor juntas, estaremos suscetíveis a problemas provocados pelo frio, como a hipotermia e o congelamento.

    Perda de Calor (fatores negativos)

  • temperatura;

  • Corpo molhado (chuva, transpiração, água);

  • Vento

    Retenção de Calor (fatores positivos)

  • Forma e tamanho do corpo – a relação superfície / volume afeta em quão rápido o corpo perde calor;

  • Isolamento – tipos e camadas de roupas;

  • Gordura Corporal – quantidade de gordura também afeta em quão rápido o corpo perde calor;

  • Vasoconstricção/Vasodilatação – aumenta/diminui a quantidade de sangue na superfície do corpo, aumentando/diminuindo a perda de calor.

    Produção de Calor (fatores positivos)

  • exercícios;
  • tremores
    Veja tabela de Retenção de Calor

    Ganho de Calor
    Em clima quente, especialmente com umidade elevada, podemos perder uma grande quantidade de fluidos através de exercícios. Isto pode levar a uma variedade de enfermidades provocadas pelo calor, como Exaustão por Calor e Golpe de Calor. O Ganho de Calor é uma combinação de alguns fatores externos. Em balanço com o Ganho estão os mecanismos do organismo de Perda (mecanismos passivos e ativos). Quando o Ganho de Calor é maior do que a Perda, passamos a estar suscetíveis a enfermidades relacionadas ao calor. Para reduzir o risco, devemos diminuir o Ganho ou aumentar a Perda.

    Ganho de Calor (fatores negativos)

  • temperatura;

  • corpo molhado (chuva, transpiração, água);
  • vento;

  • exercícios;

  • umidade

    Perda Passiva de Calor (fatores positivos)
  • forma e tamanho do corpo – a relação superfície / volume afeta em quão rápido o corpo perde calor;
  • isolamento (tipos e camadas de roupas);
  • gordura corporal (quantidade de gordura também afeta em quão rápido o corpo perde calor);

  • vasoconstricção/vasodilatação (aumenta/diminui a quantidade de sangue na superfície do corpo, aumentando/diminuindo a perda de calor).

    Perda Ativa de Calor (fatores positivos)
  • calor radiante do corpo

  • transpiração, que causa perda de calor por evaporação. Quantidade de suor é limitada por:
    – nível de fluidos;
    – nível decondicionamento físico.

    Veja tabela de Perda de Calor

    Índice de calor
    A temperatura ambiente não é o único fator que desempenha um papel em criar uma condição favorável para o aparecimento de enfermidades relacionadas ao calor. A umidade também é importante. Uma vez que o organismo conta com a evaporação do suor como um dos mecanismos principais de diminuição de temperatura, umidade relativa elevada reduz a habilidade do organismo de resfriar o corpo, aumentando o risco de uma enfermidade relacionada ao calor. O Índice de Calor mostra o efeito relativo da temperatura e da umidade.

    Veja tabela de Índice de Calor

    Este texto foi escrito por: Webventure

    Last modified: dezembro 1, 2000

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure