Foto: Pixabay

Nosso ranking dos 8 realities mais aventureiros (e estranhos) que existem

Arquivo/ Outros

Muita gente gosta de reality shows, acompanhar o dia a dia de pessoas e ver como elas se saem em provas de resistência, inteligência, entre outras. E com os realities de aventura e sobrevivência não é diferente: ver famosos, ou não, sobrevivendo em selvas, nevascas, matas fechadas entre outros lugares ou serem divididos em tribos, pelados em selvas ou pescando caranguejo. Existem diversos tipos de programa para todos os gostos, o Webventure separou alguns deles, confira:

8. Fort Boyard (Les Clés de Fort Boyard)

Foto: TBI vision Foto: TBI vision

Nascido em 1990, o programa foi filmado na verdadeira fortaleza homônima (Forte Boyard), na costa atlântica da França. Os competidores têm de completar os desafios de ganhar prêmios em dinheiro. Fort Boyard tende a se concentrar principalmente sobre os desafios físicos e de resistência.

Embora seja um game show pioneiro na área de medo e aventura, quadros criados depois como “Fear Factor” têm ido ainda mais longe, exigindo do Fort Boyard reação e adaptação à novas reviravoltas e jogos, incluindo um par de temporadas em que os concorrentes passaram a noite no Fort (isso foi particularmente popular nas versões francesa e russa).

7. Fear Factor

Foto: youtube Foto: youtube

É um jogo de reality show e esportes americano. Ele foi ao ar entre 2001 e 2006, quando foi cancelada. Mais tarde, foi revivido em 2011, a versão original holandesa chama “Now or Neverland “. Em 2001, o nome foi mudado para Fear Factor para ser exibido nos Estados Unidos. O programa coloca os concorrentes uns contra os outros, em uma variedade de truques para um grande prêmio, normalmente US$ 50.000.

Os participantes eram divididos em grupos de três homens e três mulheres, todos competindo para si, mas na sexta temporada, o show mudou para uma forma permanente, com quatro equipes de duas pessoas, cada com uma relação pré-existente com o outro. O show foi apresentado pelo comediante e comentarista Joe Rogan, do UFC.

6. Survivor

Foto: Pinterest Foto: Pinterest

É um reality show muito popular nos Estados Unidos, que já foi produzido em outros países. O formato do programa foi criado no Reino Unido, em 1992 por Charlie Parsons , entretanto, é a versão norte-americana que ficou conhecida como a mãe dos realities shows, devido ao seu pioneirismo na TV e pelos altos índices de audiência.

A série que atualmente conta com dezenas de temporadas, estreou em 2000 e é apresentada pelo repórter e apresentador Jeff Probst. No programa, participantes são isolados em um local remoto onde devem conseguir sua comida, água, fogo e um abrigo enquanto competem por recompensas ou imunidade evitando, desta forma, que sejam eliminados da competição.

O principal modo de eliminação é por meio de uma votação, onde os participantes de um grupo (tribo, como é chamado no programa) votam para que outro seja retirado. Porém, vários tiveram que sair devido a lesões ou doenças potencialmente graves, que ameaçavam sua integridade física. Os últimos dois ou três participantes enfrentam um júri formado pelos últimos sete, oito ou nove eliminados, que têm a missão de decidir quem será o vencedor do programa.

5. Celebridades à prova de tudo (Running Wild with Bear Grylls)

Foto: Discovery Foto: Discovery

Além do reality show À prova de tudo, Bear Grylls também apresenta Celebridades à Prova de Tudo, programa produzido pela NBC, no qual ele passa dois dias com convidados famosos, tirando-os das suas zonas de conforto em lugares selvagens, onde são confrontados com desafios físicos e mentais, como paraquedismo, rapel, entre outros.

Sabe quem já deu as caras no programa? Zac Efron, Ben Stiller, Channing Tatum e Tom Arnold. Renovada para a segunda temporada, Running Wild with Bear Grylls (no original), vai contar com outros grandes nomes de Hollywood como Kate Winslet, Kate Hudson, Ed Helms, Michelle Rodriguez, James Marsden, Jesse Tyler Ferguson (Modern Family) e Michael B. Jordan (Quarteto Fantástico). Eles serão levados para as selvas do Panamá, para os Alpes italianos e até mesmo para as Montanhas Rochosas do Colorado.

4. No limite

Foto: Oafeira Foto: Oafeira

Foi o primeiro reality show realizado no Brasil, inspirado no programa estadunidense Survivor. Estreou na Rede Globo em 2000, na série, os participantes passavam por testes de resistência, provas e conviviam na floresta. O dia em que precisaram comer olhos de cabra, é uma das cenas mais lembradas do programa. A atração seguiu por 3 temporadas, até ser cancelada em 2002. Após oito anos de hiato, a quarta temporada da série estreou em 2009, novamente sob o comando de Zeca Camargo.

Cerca de 20 pessoas são deixadas em um local inóspito do território brasileiro e divididos em duas equipes, com uma distribuição igual de idade e sexo. Durante o jogo, os participantes competem em equipe ou individualmente em provas. Elas consistem em competições de resistência, solução de problemas, trabalho em equipe, destreza, força de vontade e geralmente trazem um tema ligado à temporada atual.

3. Pesca Mortal (Deadliest Catch)

Foto: Discovery Foto: Discovery

+TEXTO

Neste reality, você pode acompanhar o dia a dia das principais embarcações que navegam pelas águas geladas do Mar de Bering, no Alasca, em busca do caranguejo real e das neves, crustáceos vendido a peso de ouro no mercado internacional. O porto das Ilhas Aleutas de Dutch Harbor (localizado em Unalaska) é a base de operações para a frota de pesca.

O programa acompanha tudo que acontece com os marinheiros de cada um desses navios, durante a pesca aos caranguejos como pessoas caindo no mar, pane em navios, ondas com muitos metros, congelamento do convés, covos com toneladas de caranguejos soltos, a chegada em Dutch Harbor, o dia a dia dos marinheiros, até a morte de um do capitão Phil Harris, em 2010.

2. À prova de tudo (Man vs. Wild)

Foto: Discovery Foto: Discovery

Apresentado por Bear Grylls, o programa retrata viagens pelos destinos selvagens mais populares do planeta, lugares onde os turistas poderiam se perder ou correr perigo. Ao chegar em cada local, Bear busca o caminho de volta à civilização, mostrando ao longo de sua aventura importantes técnicas de sobrevivência. Com ele, os telespectadores aprenderão a escapar das areias movediças do deserto, a navegar nas correntes perigosas e a construir um refúgio para se proteger da neve.

Grylls viaja com uma equipe composta por dois cinegrafistas, que têm instruções rígidas para não ajudá-lo, a menos que se encontre em uma situação de vida ou morte, como uma vez em um dos cinegrafistas avisou sobre uma serpente que estava próxima dele (do cinegrafista). O programa é cheio de polêmicas, como:

– O apesentador foi mostrado tentando montar cavalos selvagens, mas foi provado que eram domados e tinham sido contratados de uma estação turística.
– Uma cena em que Grylls se encontrava tentando escapar de um vulcão, pulando sobre a lava, fugindo dos gases de dióxido de enxofre, foi criada com efeitos especiais usando carvão e máquinas de fumaça.
– Em outro episódio, foi dada a impressão de que as filmagens estavam sendo feitas em uma pequena ilha do Pacífico Sul, mas o Channel 4 admitiu que foram feitas em uma península no Havaí, cenário de vários filmes de Hollywood.
– Varias outras ocasiões do programa mostraram Grylls construindo jangadas “em questão de horas com nenhuma ferramenta”. De acordo com um consultor do programa, a jangada havia sido pré-construída pela produção.
– No programa gravado nas selvas da Costa Rica, foi revelado que Grylls ficou em uma espécie de acampamento com a equipe, enquanto foi passada a impressão de que ele estava sozinho.

1. Largados e Pelados (Naked and Afraid)

Foto: blog do leao Foto: blog do leao

É um reality norte-americano que estreou em 2013. Cada episódio traz dois sobreviventes, um homem e uma mulher, que se conhecem apenas no primeiro dia e é dada a tarefa de sobreviver por 21 deles pelados, em um ambiente de selva. Logo depois de se conhecerem, os sobreviventes seguem para um local designado onde terão que produzir ou encontrar água, alimento e abrigo a partir do que encontrarem na natureza.

Os parceiros são levado para um local já designado na selva e então se encontram pela primeira vez. A eles é dada uma bolsa de couro, dentro tem um diário pessoal do sobrevivente, uma câmera, que será usada no modo infravermelho quando a equipe de filmagem não está na selva à noite e um mapa. Cada sobrevivente é liberado a levar apenas um item que o ajude na selva, tais como um isqueiro ou um machado.

Qualquer um dos sobreviventes é livre para desistir, mas caso não desista, no 21º dia de sobrevivência eles são resgatados por um helicóptero em um ponto de extração já escolhido no mapa.

A tribo

Em Largados e Pelados – a tribo, um grupo de 12 pessoas é desafiado a ficar sem comida, água e roupas por 40 dias e 40 noites, em meio à natureza selvagem. Seis homens e seis mulheres, especialistas em diferentes técnicas de sobrevivência, serão deixados em uma remota floresta equatorial na Colômbia, onde precisam lutar por suprimentos escassos e por seu lugar na disputa. Espalhados em duplas pela floresta, como os participantes se organizarão para sobreviver?

Este texto foi escrito por: Gabriel Gameiro

Last modified: maio 3, 2017

[fbcomments]
Avatar
Arquivo