Foto: Pixabay

Noruega: um reino com lindas paisagens, rica cultura e história com “final” feliz

Era uma vez uma terra com muita água e muito verde, com paredões rochosos e cachoeiras enfileiradas que tocam a superfície do mar e picos nevados ao seu redor. Vilas pequenas com casas coloridas e grama no telhado perdidas entre árvores, cavalos e cabras. Vistas de glaciares azuis expostos no alto das montanhas com até mil metros de altura. Essa é a Noruega, ou como é oficialmente chamada, o Reino da Noruega.

Na Noruega, cada paisagem merece ser registrada. Foto: Isabela Rios Na Noruega, cada paisagem merece ser registrada. Foto: Isabela Rios

A semelhança desse país nórdico com um conto de fadas vai muito além de Frozen, animação da Disney baseada no país, ou das populares lendas dos Trolls, criaturas de aparência assustadora que vivem em montanhas e cavernas.

Além da natureza, as cidades do país também são muito charmosas. Foto: Isabela Rios Além da natureza, as cidades do país também são muito charmosas. Foto: Isabela Rios

As paisagens, que de uma forma impressionantes são mais bonitas do que as fotos encontradas no Google, são em sua maioria formadas por fiordes. Um fiorde é uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas.

Na Noruega, os famosos Geirangerfjord, Nordfjord e o Auslandsfjord, que integra a lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO, podem ser explorados e avistados de diversas formas. Existem passeios de barco como o Fjord Safari, trens como o Flam Railway, dirigindo por estradas em zigue zague que contornam as montanhas ou até em caminhadas e passeios de snow shoes pelas muitas trilhas da região.

Como se não bastasse a natureza, o país tem cidades tão únicas que também entram na lista da UNESCO, como as casinhas de madeira Bryggen, na cidade de Bergen. Outras cidades típicas e muito charmosas são Alesund, Loen, Fjaerland e Gudvangen, capital da aventura, além de muitas outras que valem o aluguel de um carro e um passeio pelas estradas da região.

O quatro O Grito está em exposição na Galeria Nacional de Oslo. Foto: Isabela Rios O quatro O Grito está em exposição na Galeria Nacional de Oslo. Foto: Isabela Rios

Além de reis e príncipes, que até hoje fazem parte do sistema de governo, e dos vikings, os antigos exploradores noruegueses, o país é terra natal de um dos maiores compositores da história. Edvard Grieg é conhecido por obras famosas mundialmente como as suítes sinfônicas Holberg e Peer Gynt, usadas em diversos filmes, especiais natalinos e animações americanas. Músicas que formam a trilha sonora perfeita para quem visita os fiordes.

Outro importante sobrenome das terras escandinavas é Munch, que teve uma história de angústia e sofrimento e pintou uma das principais obras do expressionismo, “O Grito”. Atualmente o quadro está em exposição na Galeria Nacional de Oslo. Para entender melhor os conflitos e o estilo do artista é possível visitar o Museu Munch, também na capital.

Os cenários, a cultura e o estilo de vida atual, que poderiam muito bem terem sido retirados de um livro, vêm da história de um lugar que em 100 anos passou de um dos países mais pobres da Europa para sinônimo de riqueza e qualidade de vida.

O norueguês tem um estilo de vida muito conectado ao mar. Foto: Isabela Rios O norueguês tem um estilo de vida muito conectado ao mar. Foto: Isabela Rios

A relação do homem norueguês com o mar passou a se tornar conhecida em todo o mundo no começo do século 20, quando o explorador Roald Amundsen se tornou o primeiro homem a conquistar o polo sul.

O mar moldou a vida dos fazendeiros, que se esforçavam para sobreviver em terras íngremes e levavam seus rebanhos de casas perto da água no inverno e no alto das montanhas no verão. As águas também influenciaram a culinária local, repleta de crustáceos, salmão e do célebre bacalhau. Hoje, além de promover o turismo no país o mar deu ao Reino da Noruega uma ótima reviravolta, o petróleo, que 40 anos depois de sua descoberta no Mar do Norte trouxe prosperidade, igualdade e um “felizes para sempre”.

A jornalista viajou ao país a convite da Visit Norway.

Acompanhe nas próximas semanas matérias sobre cidades, atividades e esportes de aventura na Noruega.

Este texto foi escrito por: Isabela Rios

Last modified: abril 30, 2015

[fbcomments]
Avatar
Arquivo