Semana de Vela de Ilhabela

Na Semana de Vela de Ilhabela, barco Kaikias é campeão brasileiro da classe C-30

./ Vela

Penúltimo dia de disputas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a sexta-feira foi marcada por ventos intensos e ondas de até 1,5m no canal de São Sebastião. As regatas disputadas na classe C-30 garantiram o título de campeão brasileiro ao barco Kaikias.

Isso porque a 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela valeu como final do campeonato, que teve sua primeira etapa em Florianópolis. Apesar de ter conquistado a competição nacional pela soma de pontos, a disputa pela primeira colocação na Semana de Vela ainda não está definida e o Kaikias briga de perto com o Caballo Loco.

“Nós fomos bem lá em Florianópolis, e conseguimos uma boa vantagem sobre o vice-líder, o Katana. Aqui, nossa estratégia foi marcar o Katana para tentar o título do Brasileiro e a tripulação velejou muito bem. Agora, é pensar no final da Semana de Vela. O Caballo Loco é o líder geral e está fazendo uma grande competição”, declarou Beto de Jesus, que além de comandante do Kaikias também é Secretário de Esportes da Ilhabela.

Semana de Vela de Ilhabela

Kaikias, campeão do Brasileiro de C-30 [Eduardo Grigaitis / Balaio de Ideias]

Premiação Amadores

A noite no Yacht Club de Ilhabela foi de premiação para os barcos amadores mais bem colocados na classificação geral das classes IRC e ORC após as regatas desta sexta-feira.

O Inaê 40 (Bayard Freitas Umbuzeiro) foi o campeão entre os amadores da classe IRC, seguido pelo Rudá (Guilherme Eduardo Hernandez) e o Itajaí Sailing Team (Alexandre Gusmão). Na ORC, o San Chico 3 (Francisco Freitas) ficou em primeiro lugar, com o Bijupirá Capemisa em segundo e o Dourado (os dois do Grêmio de Vela da Escola Naval) em terceiro.

“Nas regatas de hoje (sexta) o vento não estava tão forte quanto ontem (quinta). Estávamos muito bem na primeira regata, mas infelizmente o vento caiu a quinhentos metros do final e ficamos com o terceiro lugar. Foi uma pena, porque a gente esperava a vitória. Mas conseguimos vencer a segunda regata e estamos aí na briga pelo título da Semana de Vela”, declarou Guilherme Eduardo Hernandez, do Rudá.

Semana de Vela de Ilhabela

O Rudá foi segundo colocado entre os amadores na classe IRC [Bruna Moraes / Koda Comunicação]

Premiação por equipes

No Torneio por Equipes, o grande vencedor foi o time “Pajero”, formado pelo Pajero (ORC), Asbar II (IRC), Zeus (RGS) e Newport. A equipe levou para casa o troféu transitório Pen Duick II. O nome é uma homenagem ao Pen Duick II, veleiro do francês Eric Tabarly, vencedor da regata em solitário transatlântica Ostar, em 1964.

A equipe IZIZ (Inaê 40 / Bravo / Inaê 50 e San Chico 3) foi a segunda colocada, e a Ubatuba Sailing Team (Argos / Montecristo / Beleza Pura 2 / ka Mua) fechou o pódio.

Semana de Vela de Ilhabela

O Pajero venceu na premiação o Torneio de Equipes [Bruna Moraes / Koda Comunicação]

A 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela termina neste sábado (20). As últimas regatas têm horário de saída previsto para as 12h.

Last modified: julho 20, 2019

.