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Muito tempo sem treinar? Saiba os efeitos dessa pausa em seu corpo

Daniel Krutman/ Atletismo, Mulheres, Onde Treinar

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Dar uma pausa às vezes é necessário, seja para um descanso, férias ou até mesmo para se recuperar de alguma lesão, mas será que isso coloca todo o seu preparo já conquistado a perder?

O Webrun conversou com o treinador de corrida e professor de educação física da Quark Sports, Eduardo Barbosa, para entender a influência disso em nosso corpo.

De acordo com ele, após manter um ritmo de treinos intensos e longos em uma temporada, é imprescindível dar um bom descanso ao corpo e até mesmo trocar a corrida por outra atividade física recreativa no período de férias, por exemplo, mesmo isso causando alguns efeitos.

“Ficar parado por mais de 15 dias já causa uma perda na condição física, no entanto se for realizado uma outra atividade física, por exemplo a troca da corrida por ciclismo, surf ou natação, o que chamamos de “Cross Training” em intensidade leve, respeitando uma boa alimentação, você pode ficar até 30 dias aproximadamente sem maiores prejuízos, principalmente se considerarmos atletas amadores”, explica Eduardo.

Com essa pausa de 15 dias nos treinamentos, o rendimento do músculo esquelético sofre uma queda considerável, o que pode prejudicar o sistema cardio respiratório. Nada que não possa ser recuperado com um período de base, tanto na musculação como na corrida. Segundo o preparador, se os treinos forem retomados com normalidade, em até quatro semanas é possível apresentar a condição física pré-férias.

De que forma o atleta deve voltar aos treinamentos?

“No retorno deve se realizar os exames médicos de todo começo de ano. Para corredores um teste ergo espirométrico pode ajudar seu treinador a definir as intensidades de corrida e ter dados como o consumo máximo de oxigênio. O trabalho de base com musculação e corrida, trabalhando em intensidades leve a moderada para atletas já treinados, pode ser intercalado com treinos fortes. Pensando em preparação e não em ritmo de competição, respeitar a periodização do profissional que te orienta é o principal para voltar com tudo”, afirma o treinador.

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O Webrun conversou com o treinador de corrida e professor de educação física da Quark Sports, Eduardo Barbosa, para entender a influência disso em nosso corpo.

De acordo com ele, após manter um ritmo de treinos intensos e longos em uma temporada, é imprescindível dar um bom descanso ao corpo e até mesmo trocar a corrida por outra atividade física recreativa no período de férias, por exemplo, mesmo isso causando alguns efeitos.

“Ficar parado por mais de 15 dias já causa uma perda na condição física, no entanto se for realizado uma outra atividade física, por exemplo a troca da corrida por ciclismo, surf ou natação, o que chamamos de “Cross Training” em intensidade leve, respeitando uma boa alimentação, você pode ficar até 30 dias aproximadamente sem maiores prejuízos, principalmente se considerarmos atletas amadores”, explica Eduardo.

Com essa pausa de 15 dias nos treinamentos, o rendimento do músculo esquelético sofre uma queda considerável, o que pode prejudicar o sistema cardio respiratório. Nada que não possa ser recuperado com um período de base, tanto na musculação como na corrida. Segundo o preparador, se os treinos forem retomados com normalidade, em até quatro semanas é possível apresentar a condição física pré-férias.

Last modified: fevereiro 15, 2017

Daniel Krutman
Daniel Krutman
Publicitário de formação, especialista em sociologia do consumo e em marketing digital. Trabalha há mais de 10 anos com conteúdo e marketing esportivo.