Foto: Pixabay

Ilhas Oceânicas: primeira etapa cumprida

Redação Webventure/ Expedições, Outros

Detalhe do canhão da corveta Ipiranga (foto: Osmar José Luiz Jr.)
Detalhe do canhão da corveta Ipiranga (foto: Osmar José Luiz Jr.)

A expedição ‘Ilhas Oceânicas do Brasil’, apoiada pela Webventure, acaba de cumprir a primeira etapa, em Fernando de Noronha. Desde o último dia 15 os mergulhadores Ricardo Stangorlini, Osmar José Luiz Jr, Antônio César Catapreta, Leandro Queiroz e Rogério Araújo estão no arquipélago pernambucano explorando a corveta Ipiranga, a 63m de profundidade.

No diário de bordo da expedição, Stangorlini descreve o que encontrou no barco, tido como um dos naufrágios mais bem conservados do mundo. Outro naufrágio, do Porto de Noronha, também foi explorado pelo grupo. Mergulhe nessa!

“Nossa partida de Recife (PE) para a primeira etapa da viagem atrasou três dias por problemas diversos dos compressores de recarga dos cilindros à substituição de última hora do capitão do nosso barco, que ficou doente.

A travessia até Noronha durou 60 horas e alguns enjoaram bastante. Ao fim da viagem ficamos sem energia, sendo obrigados a tentar entrar no porto à vela. Não conseguimos, por isso tivemos de ser rebocados. A falta de energia continuou durante todos os dias em Noronha. O problema só foi solucionado no dia de ir embora.

Fora as falhas mecânicas, tivemos bons resultados nos mergulhos. Foram feitas duas descidas até a Corveta Ipiranga, um mergulho a 90m no paredão conhecido como ‘The Wall’ e outros mergulhos mais rasos.

A corveta repousa a 63m de profundidade, no fundo do mar, como se estivesse em posição de navegação. Seu estado de conservação é de fato excelente. Ainda há roupas nos armários, livros nas estantes e ampolas com remédios.

Ao contrário da Ipiranga, o naufrágio do Porto de Noronha, que também exploramos, está a uma profundidade entre 4 a 12 metros, o que facilita a visitação de mergulhadores experientes ou não.

Agora nos preparamos para partir rumo aos Penedos de São Pedro e São Paulo, em travessia que estimamos ser completada em 72 horas. A área é quase inexplorada, nosso objetivo é mostrá-la para todo o Brasil e o mundo.”



A expedição Ilhas Oceânicas Brasileiras tem o apoio de Webventure, Piramidal, Dresser, Águas Claras, Scafo Open, Scubalab, Air Lung, IANTD, Yatchsman, ESPN e TV Cultura. Site oficial: www.webventure.com.br/ilhasbrasileiras

Este texto foi escrito por: Ricardo Stangorlini

Last modified: novembro 26, 1999

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure