Foto: Pixabay

Havaí não é só praia. Conheça a terra dos vulcões!

Redação Webventure/ Biking, Expedições, Montanhismo, Trekking

O arquipélago havaiano é definitivamente prova de que o planeta está vivo. A origem das ilhas é 100% vulcânica e hoje uma nova ilha está em formação nas profundezas do oceano. E esta característica faz com que uma visita para o Havaí tenha uma parada obrigatória em ao menos um dos seus muitos vulcões, extintos ou não, em que cada ilha oferece.

 A origem das ilhas havaianas é 100% vulcânica. Foto: divulgação A origem das ilhas havaianas é 100% vulcânica. Foto: divulgação

As melhores experiências são dadas sem dúvida nas ilhas mais “novas” como Maui e Big Island. Em Maui, o vulcão Haleakala domina o Vale Central e do Sul da ilha e oferece uma série de atividades em suas encostas.

A partir da escalada tradicional para assistir o nascer do sol e caminhar através de vales que parece ser uma caminhada na Lua e uma descida de bike do cume a 3000 metros até chegar o nível do mar. Com uma estrada asfaltada até o cume, o caminho em ziguezague tem como vista o mar até a subida ao cume.

As melhores experiências são dadas sem dúvida nas ilhas mais “novas” como Maui e Big Island. Foto: divulgação As melhores experiências são dadas sem dúvida nas ilhas mais “novas” como Maui e Big Island. Foto: divulgação

A experiência em Big Island se torna mais extrema, além de visitar o cume do vulcão Mauna Kea, onde há áreas com neve, temos o Vulcão Kilauea em atividade constante desde 1983. Se as condições meteorológicas permitem, uma ótima opção é o passeio nos campos de lava solidificada indo a caminho do mar. Para aqueles que não querem andar, vários passeios de helicóptero que incluem a cratera e seguem o rio de lava para o Pacífico.

Kilauea, o vulcão mais ativo do mundo

Ele não só é o mais ativo nos últimos 30 anos em todo o mundo, mas é também um dos vulcões mais variados e simples para visitar para todos os turistas.

O Kilauea é um dos vulcões mais variados e simples para visitar para todos os turistas. Foto: divulgação O Kilauea é um dos vulcões mais variados e simples para visitar para todos os turistas. Foto: divulgação

O Vulcão Kilauea tem entre 300.000 e 600.000 anos, e dada a sua estranha forma por um longo tempo se acreditava ser parte de um outro vulcão da mesma ilha: Mauna Loa. Após diversos estudos concluiu-se que o Kilauea tem a sua própria caldeira e atingindo o magma da Terra. Entrando em erupção continuamente desde 1983, já formou 123 quilômetros quadrados, assim a Big Island ganhou vários metros quadrados a cada ano.

Desde o aventureiro disposto a andar pelos campos de lava ou imergir em um antigo rio subterrâneo de lava, à tradicional preferência para o ônibus de circuito turístico, o Parque Nacional de Vulcões no Havaí, em Big Island, tem opções para todos os gostos.

Apesar de estar no meio de uma ilha no Pacífico, a paisagem às vezes parece de outro planeta. O poder devastador da lava está sempre presente em toda a viagem.

Para os passeios, você deve usar roupas confortáveis e uma jaqueta e tênis com sola fortes, porque no caminho há lava seca que é muito dura e escorregadia. Para aqueles que querem viver uma estadia 100% na área, é possível se hospedar no Vulcão Village, pequena cidade imersa na área mais úmida e fresca da ilha, de onde você pode acessar as principais atrações turísticas a menos de 20 minutos.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 8, 2015

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure