Foto: Pixabay

Gérard Moss parte para aventura ao redor do mundo

Ao som de “Samba do avião”, de Tom Jobim, Gérard Moss partiu hoje às 11h30 para sua viagem ao redor do mundo em um motoplanador, façanha inédita que faz parte do projeto Asas do Vento. O local escolhido para a decolagem foi o aeroporto da cidade de Sorocaba (SP), durante a Aero Sport 2001, a V Feira Internacional de Aviação.

“Tenho muito orgulho de ser brasileiro e vou levar isso para todos os lugares por onde passar”, afirmou Gérad, segundos antes de começar a sua aventura. Inglês naturalizado brasileiro, o aviador parecia tranqüilo para dar início à sua jornada.Serão aproximadamente cem dias (dependendo das condições de vôo) passando por países como Venezuela, Panamá, Guatemala, México, Estados Unidos, Canadá, Rússia, Índia e Egito.

No momento em que as longas asas finas do Ximango AMT-200S, avião utilizado por Moss, foram vistas no céu, membros da Esquadrilha Bruxa, um grupo como a Esquadrilha da Fumaça, seguiram o motoplanador e encheram o céu com grandes riscos brancos, uma forma de desejar boa sorte ao aventureiro

Apoio – Em terra, Margi Moss, esposa e companheira de aventuras de Gérard, estava visivelmente emocionada, mas feliz. “Dá um aperto no peito, é algo muito forte. Embora, por ele estar no Brasil (a primeira parada acontece em Goiânia, de onde o piloto parte para a região da Amazônia), eu não consiga sentir tanto a distância ainda, tenho noção de que dentro de pouco tempo o Gérard vai estar bem longe. E eu nem sei direito quando vou vê-lo novamente”, explicou.

Margi e Gérard passaram três anos viajando o mundo em um monomotor em 1992, completando aproximadamente 120.000km. Os dois já visitaram,juntos, mais de 83 países ao redor do planeta. Desta vez, Margi ficará dando apoio para o marido cuidando, principalmente, dos trâmites legais e autorizações de vôo em países politicamente mais complicados como China e Índia.

Para evitar problemas em outro país, a Rússia, Gérard contará com a presença do piloto russo Yakov Sabodin no trecho em que precisar sobrevoar o país. Yakov também estava presente em Sorocaba hoje. Foi especialmente para dar boa sorte ao seu futuro companheiro de vôo.

Para acompanhar esta aventura, saber mais sobre os Moss, e sobre a adrenalina do projeto Asas do vento, viste agora o site www.asasdovento.com.br. Viaje com esta aventura!

Este texto foi escrito por: Debora de Cassia

Last modified: junho 23, 2001

[fbcomments]
Avatar
Arquivo