Foto: Pixabay

Floresta de araucária é arrasada em Quitandinha, no Paraná

Redação Webventure/ Aventura brasil

Pelo menos 1 hectare de floresta de araucária o que corresponde a 10 mil metros quadrados ou a dois campos de futebol foi arrasado em Quitandinha, na região metropolitana de Curitiba (PR). Na propriedade, conhecida como Mato dos Pelanda e situada na localidade de Campestre, foi aberta uma estrada.

Também há clareiras e milhares de árvores de diferentes portes e idades estão caídas. Entre as espécies atingidas algumas são centenárias, segundo a ambientalista Lídia Lucaski, da Associação de Defesa e Meio Ambiente de Araucária. “Medimos uma árvore que tem 4,8 metros de diâmetro.

São espécies ameaçadas de extinção e com corte proibido pela lei ambiental, como pinheiros-do-paraná, cambarás, bromélias, cedros-rosa, imbuias e xaxins”, informa Lídia. Conforme ela, todas as árvores integram a floresta de araucária, hoje reduzida a 0,7% da área original no Paraná.

Multa – O crime ambiental foi confirmado pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná no início de agosto. O órgão multou os donos do terreno em R$ 24 mil e embargou a área. No fim da semana passada, a Polícia Florestal constatou que o embargo não estava sendo respeitado e aplicou multa por reincidência.

“Fizemos novo embargo e aplicamos multa de R$ 170 mil”, informou o tenente Marcelo Moreira Só, da Polícia Florestal do Paraná. Segundo ele, quando a polícia chegou ao local não encontrou os madeireiros trabalhando, mas fez a apreensão de motosserras (três durante a primeira operação e duas, na última), de toras de madeira já prontas para serem comercializadas e de combustível.

Entre as árvores derrubadas algumas estão recobertas por um tipo especial de musgo. “Esse musgo só se desenvolve e sobrevive em áreas muito úmidas. Isso significa que, até pouco tempo, essa era uma região de mata fechada”, explicou Lídia Lucaski. Segundo ela, o corte provocou um dano ambiental incalculável. “Quando nossos avós nem tinham nascido, essas árvores já estavam aqui. E agora, para nossos filhos e netos, nós deixaremos no lugar desta floresta um deserto”, lamentou.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 2, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure