Foto: Pixabay

Fernando Fernandes é primeiro cadeirante brasileiro a fazer salto solo de paraquedas

Redação Webventure/ Páraquedismo, Rafting e canoagem, Voo Livre

Fernando saltou com uma prótese para manter as pernas na posição correta (foto: Ale Socci / Greenpixel)
Fernando saltou com uma prótese para manter as pernas na posição correta (foto: Ale Socci / Greenpixel)

Mais conhecido pelas conquistas na canoagem paraolímpica e pela participação no programa BBB, o remador Fernando Fernandes agora é o primeiro brasileiro com restrição de mobilidade a ter feito um salto solo de paraquedas. A aventura aconteceu na última sexta-feira (15), em Boituva, interior de São Paulo.

Fernandes, que perdeu os movimentos das pernas após um acidente de carro, conta que planejou o salto por mais de dois anos. “Pouco antes de me lesionar eu havia iniciado um curso para me tornar paraquedista, onde fiz quatro saltos solo, mas nenhum com queda livre, [quando o paraquedas só é aberto depois de planar por alguns segundos]”, conta.

Após o acidente, o canoísta sabia que o desafio de um salto em queda livre seria maior, mas mesmo assim ele não desistiu. Contando com a ajuda de João Tambor, paraquedista que possui mais de 15.000 saltos no currículo, o atleta voltou a treinar para executar seu sonho.

“Sabia que agora seria muito mais difícil, pois não teria o auxilio das pernas para aterrissar, e também não queria fazer o salto duplo”, explica . “Mas, tinha certeza que ali eu iria encontrar a liberdade que foi perdida por estar numa cadeira de rodas.”

Com a ajuda de Tambor, foi criada uma espécie de prótese que manteria as pernas de Fernandes na posição correta durante a queda e aterrisagem. Depois, foram feitos testes em um túnel de vento para ver como seu corpo iria se comportar, e se a adaptação daria certo.

Assim, ele conseguiu fazer seu primeiro salto solo em queda livre, marcando história também no paraquedismo nacional. O feito inclusive foi gravado, e deve aparecer no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo. “Minha intenção é inspirar as pessoas e mostrar que tudo é possível, desde que cada um procure fazer da sua forma”, declarou.

Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi

Last modified: junho 19, 2012

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure