Foto: Pixabay

Diário de Porto 11: Velejando à luz da lua

Redação Webventure/ Vela

Pindar  o Open 60 visto de um ângulo novo (foto: Marcel Molle)
Pindar o Open 60 visto de um ângulo novo (foto: Marcel Molle)

Direto de Portimão, em Portugal – A palavra equinócio vem do latim e significa “noites iguais”. Os equinócios acontecem em março e setembro, as duas ocasiões em que o dia e a noite tem duração igual. Com esta definição o dia durante os equinócios tem 12 horas de duração.

Aqui no hemisfério Norte o equinócio de março é o equinócio da primavera. O inverso, o equinócio de outono acontece no mesmo instante no hemisfério Sul. Nesse equinócio de ontem, a lua, quase cheia, apareceu cedo no céu de Portimão quase sem nuvens.

O vento continuava soprando de sudeste não muito forte mas estável. Com todas essas informações processadas a expectativa era de uma noite perfeita para a prática da vela. E a realidade não foi outra.

Duas voltas muito rápidas – Tanto as equipes do turno das 18 às 24 horas (com Edgardo e André) como aquelas das 24 horas às 6 da manhã (com André e Lucas) completaram duas voltas muito boas do ponto de vista da precisão da navegação quanto das distâncias percorridas.

Mais de 60 milhas náuticas em cada uma delas é um resultado muito bom (média ligeiramante superior a 10 nós por hora) em um vento que nunca passou dos 12 nós. “A noite estava especial com lua 90% cheia e acertamos bem a navegação”, comentou André Mirsky ao descer do barco à meia noite de terça para quarta-feira.

“Seguimos a idéia de navegar saindo por boreste que eu tinha sugerido e foi um sucesso” completou o carioca. Seis horas depois foi a vez do paulista Edgardo Vieytes fazer eco com a sua declaração “Acertamos a navegação direitinho, chegamos dentro do minuto estipulado e tivemos uma velejada memorável, estamos todos mais entrosados, a chance é igual para todos”.

Mas a quarta-feira já amanheceu dando sinais de que ia fechar a cara. Foi o que aconteceu, com uma chuva torrencial caindo quando o barco voltou à marina para o pit-stop diário de manutenção às 10 da manhã.

“As condições pioraram muito e o navegador da vez, (o holandês Eduard Van Lierde) errou nas ordens o que acabou desencadeando uma seqüência de pequenos erros” disse Lucas Brun sem perder o entusiasmo, assim que desceu da inspeção que fez lá no alto do mastro do Open 60.

Sexta-feira de decisão – Na próxima sexta (24), sexta-feira da Paizão para os católicos, virou a sexta-feira da decisão para os 12 candidatos às 8 vagas. Exatamente às 17h em Portugal (15 horas em Brasília) serão anunciados os vencedores. Aqueles que terão um presente especial em uma Páscoa inesquecível.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do Team ABN Amro

Last modified: março 23, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure