Foto: Pixabay

Diário 4 do comandante Mike Sanderson

Redação Webventure/ Vela

Travessia Transatlântica  dia 4 (foto: Team ABN Amro)
Travessia Transatlântica dia 4 (foto: Team ABN Amro)

Um dos velejadores profissionais do barco 2 da equipe ABN Amro na Volvo Ocean Race, o experiente Mike Sanderson, fala da velejada em seu diário de bordo.

Direto de “algum lugar” do Oceano Atlântico – Hoje o dia precisa ser descrito como “dia de secador”. Um dia de muita atividade pela manhã. Primeiro fazendo mudanças constantes no barco para ter certeza de acompanhar o vento que vai diminuindo. Mas também tornando possível que a tripulação se “descasque” de muita roupa molhada. É uma ótima sensação arejar as roupas térmicas e ter a possibilidade de abrir algumas escotilhas e dar uma circulada no ar do barco.

Como vocês podem ver pelas fotos hoje temos um belíssimo dia de verão, obra de uma frente de alta pressão que temos que atravessar. . Mas não vai demorar muito já que a frente viaja em direção oposta à nossa. A turma a bordo aproveita a pausa para uma respirada profunda sabendo que lá pelas dez da noite, vamos enfrentar ventos de 25 nós outra vez…

Vai ser o começo da segunda das três depressões que temos que enfrentar nessa travessia. A previsão é de ventos de até 40 nós (75 km/h) soprando de Leste, para garantir uma velejada extremamente rápida. As temperaturas têm sido bem amenas até agora, no entanto amanhã à noite vamos começar a sentir os efeitos da Corrente de Labrador, uma faixa de água gelada a 0ºC que traz o gelo para o Sul.

Durante o decorrer do dia a temperatura da água vai cair 15ºC. No mesmo instante tudo fica mais molhado e com neblina. Juntando tudo um pouco mais de emoção para nossa velejada a 40 nós! Por enquanto, porém, ventos fracos e um sol maravilhoso. Como já disse, um belo de um recreio entre as duas depressões.

Todos estão já completamente adaptados à vida a bordo, é normal. A comida, como sempre, é um dos tópicos mais constante. Até agora o assunto mais presente é o fato de que a nossa comida liofilizada para essa travessia na verdade não chegou a tempo. Estamos sobrevivendo, então, com aquilo que o Rob, da nossa Equipe de Terra, tinha ainda guardado. Tudo bem, mas parece que ele só tinha três sabores à disposição!!! Estamos todos felizes que não é uma viagem de 30 dias…

O segundo caso foi que o Sidney Gavignet pensou que tínhamos direito a três barras de chocolate por dia quando na verdade era apenas um!!! Ah, que maravilha de desculpa é poder dizer que já que o idioma inglês não é sua língua materna… Como vocês podem ver estamos muito contentes de como tudo vai indo quando as maiores preocupações são essas gastronômicas e lingüísticas.

Bem, por enquanto é por aí. Hora de comer cereais no almoço e depois é beliche para mim… os próximos dias podem ser bastante longos…

Desligo aqui do meio do Atlântico…

Saudações.

Este texto foi escrito por: Mike Sanderson, do Team ABN Amro

Last modified: abril 2, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure