Foto: Pixabay

Copa Directv: pedreiro e faxineira vencem em Caconde

Ele, ajudante de pedreiro. Ela, faxineira. Em comum: os dois são atletas vencedores. Messias Aparecido de Matos, integrante da equipe de adolescentes carentes Sampa Bikers, e Rosilene Bueno venceram ontem, em Caconde (SP), a segunda etapa da IV Copa Directv de Mountain Bike amador.

A competição, promovida pelo próprio Sampa Bikers (grupo de ciclistas que se reúne semanalmente para pedalar por ruas, trilhas e estradas próximas a São Paulo), reuniu 300 atletas, quase todos amadores. O circuito de 38 quilômetros, em sistema de trip trail, foi formado por trilhas, estradas de terra, belas paisagens e algumas ruas da cidade.

Messias, que trabalha como ajudante de pedreiro em Salesópolis e tem apenas 17 anos, completou a prova em 1h04min03. Ele foi o vencedor da Copa em 2000 e espera repetir o bom desempenho neste ano. O segundo lugar foi de Wagner da Silva Santos, de São Paulo (1h04min08). Na categoria feminina, Rosilene, atleta de São Carlos, foi a mais rápida com 1h35min55, seguida por Thais Becker, de São José dos Campos (1h40min20).

Voltando à ativa – Rosilene tem um motivo a mais para comemorar sua vitória neste domingo. “Parei de pedalar por dois anos e meio por falta de patrocínio. Esta é a terceira prova depois da minha volta e fiquei muito contente. Consegui alguns apoios de São Carlos para poder me inscrever nas competições e espero nunca mais passar por este tipo de dificuldade”, comentou.

A atleta trabalha como faxineira há três anos em um condomínio de sua cidade natal e disse que só consegue treinar depois do trabalho. Porém, usa a bicicleta como meio de transporte para chegar ao prédio, distante oito quilômetros de sua casa. “Vou mantendo a forma até chegar lá”, brincou a atleta de 26 anos.

Sobre a prova, Rosilene disse que ela exigiu, principalmente, cautela dos participantes. “As subidas fortes foram, sem dúvida, os diferenciais desta competição. Quem não dosou energia no começo do percurso, não suportou as ladeiras que vieram depois”, afirmou ela, que ressaltou ainda o trabalho importante do seu técnico, Claiton Bevilaqua.

Ação social – Em mais uma ação social, o Sampa Bikers arrecadou de cada um dos atletas inscritos nesta etapa um quilo de alimento não perecível. Os pacotes de arroz, feijão, macarrão e leite em pó doados em Caconde serão repassados ao Serviço Social da cidade, que os destinará às famílias mais carentes do município.

A Copa Directv de Mountain Bike conta com o patrocínio da Directv e co-patrocínios da Caloi, PowerBar, Rádio Energia 97, Água Crystal e Curtlo. Apoiaram a prova deste domingo os amortecedores para bicicletas Rock Shox, Federação Paulista de Ciclismo, Confederação Brasileira de Ciclismo, Prefeitura Municipal de Caconde e o Hotel Alvorada.

A última etapa da competição acontece no dia 12 de agosto em Brotas(SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5183-9477 ou no site www.sampabikers.com.br.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: junho 25, 2001

Arquivo