Foto: Pixabay

Conheça o museu inteiramente dedicado a objetos de tortura

Arquivo/ Destino Aventura

O Torture Museum fica em Amsterdam e é dedicado à exibição de mais de 100 instrumentos usados para tortura, principalmente durante a era medieval. Ele possui imagens, desenhos e instrumentos reais que já foram usados pela humanidade.

Foto: Torture Museum Foto: Torture Museum

+ Participe da Color Fest Ilumination!

Ele fica próximo à estação de trem Koningsplein. Logo na entrada a iluminação, decoração e trilha sonora dão mostras de que você não sairá ileso. Para ficar ainda mais interessante, todos os instrumentos expostos possuem uma descrição em vários idiomas e também uma imagem em desenho ilustrando como a ferramenta era utilizada.

O museu não possui guia e a duração da visita depende do seu tempo, para ler todas as informações disponíveis. Você entra e percorre um caminho pré-determinado, lendo as informações, vendo as figuras e os instrumentos de tortura. O ingresso pode ser comprado diretamente na bilheteria local.

Forca, cavaletes de tortura, fogueiras, guilhotinas… Tudo isso era muito comum na época medieval. A exposição do Museu da Tortura mostra a realidade tal como era há cerca de dois séculos atrás. Através de aparelhos, autoridades torturavam as pessoas consideradas bruxas, hereges e outros. Hoje esses atos são proibidos por lei e o que resta dessa, época são os objetos que foram usados para torturar as pessoas.

Veja alguns dos objetos que é possível encontrar por lá

Violino

Esse instrumento apertava o pescoço e também as duas mãos, enquanto as vítimas eram ridicularizados na rua por outras pessoas.

Flauta

Foto: Uziporai Foto: Uziporai

Prima do “Violino”, também havia a “flauta”, usada para o mesmo fim de ridicularizar as pessoas.

Cadeira inquisitória

Era instrumento essencial em interrogatórios na Europa Central. O réu sentava-se nu e era amarrado apenas pelos punhos. O peso do corpo da vítima fazia o próprio trabalho de tortura, sendo que os espinhos penetravam em todo o seu corpo

Virgem de Nuremberg

Esta engenhoca consiste em um instrumento de tortura oco com o tamanho e forma de uma mulher. As lâminas eram dispostas de uma maneira que as partes letais do condenado não eram afetadas, deixando com que ele morresse lentamente.

Máscara da vergonha e cinto de castidade

Foto: Uziporai Foto: Uziporai
Foto: Uziporai Foto: Uziporai

Para as adúlteras ou bobos, a máscara da vergonha era feita de ferro ou latão, e o condenado só podia sair à rua usando-a. Já o cinto de castidade era colocado nas mulheres consideradas “assanhadas”, ou naquelas em que os maridos eram viajantes, além de viúvas.

Despertador

Foi um dos instrumentos de tortura mais cruéis já inventados. Uma espécie de cavalete de madeira com vértice pontiagudo, onde os condenados eram suspensos até certa altura e depois lançados sobre o despertador.

Este texto foi escrito por: Gabriel Gameiro

Last modified: maio 31, 2017

[fbcomments]
Avatar
Arquivo