SIVI: Conheça mais sobre a nova Bico de Proa, a RGS-Cruiser

Redação Webventure/ Vela

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela de 2024 trará uma novidade emocionante para as regatas de oceano. A classe anteriormente conhecida como Bico de Proa está passando por uma transformação significativa, agora chamada de RGS-Cruiser, com novas regras projetadas para garantir uma competição mais justa nas águas de Ilhabela (SP).

Esta mudança é uma iniciativa da ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, em parceria com a comunidade náutica, visando aumentar a competitividade e a equidade nas competições oceânicas em todo o país. A categoria já fez sucesso em eventos como o Ubatuba Sailing Festival, a Copa Mitsubishi e regatas em Santos (SP).

De 20 a 27 de julho, durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela no Yacht Club de Ilhabela (YCI), a RGS-Cruiser promete oferecer muita diversão na água, reunindo um número cada vez maior de velejadores entusiastas.

“A classe é realmente a mais interessante porque é descontraída, sem pretensões e acessível em termos de custo. Não é necessário ter velas de materiais exóticos ou equipamentos sofisticados. Frequentemente, as tripulações incluem membros da família, crianças e até avós”, explicou Cuca Sodré, organizador técnico da SIVI.

“É uma grande confraternização no YCI, com uma competição animada acontecendo simultaneamente. A RGS-Cruiser está aqui para tornar tudo ainda melhor”.

A proposta de Cuca Sodré e dos organizadores da RGS-Cruiser é manter a simplicidade a bordo. “As pessoas não precisam se preocupar com nada, basta chegar com o barco que já possui o certificado agregado. Existe uma lista de todos os TMFs agregados disponível no site da RGS”.

Segundo a nota técnica publicada pelo comodoro da ABVO, Bayard Neto, apenas barcos de cruzeiro que possam ser medidos de acordo com a classe BRA-RGS serão admitidos na RGS-Cruiser. Anteriormente, a classe Bico de Proa não possuía esse critério de medição, o que não garantia justiça nas competições.

Além disso, embarcações que tenham emitido certificados nos últimos três anos sob qualquer sistema de classificação, como ORC, IRC, VPRS, BRA-RGS ou outros, não serão aceitas na categoria RGS-Cruiser.

“Na vela oceânica, nos deparamos com uma grande variedade de tamanhos de barcos e velas. Para garantir uma competição justa, foram estabelecidas regras de rating, que são coeficientes calculados com base em uma equação matemática de medição de cada barco”, explicou Bayard Neto.

“Na antiga classe Bico de Proa, que não possuía nenhum sistema de rating, um barco pequeno jamais teria condições de competir com um barco maior de forma justa”. Essa medida foi aprovada pelo Conselho Técnico em uma reunião realizada em 9 de abril de 2024.

Last modified: junho 10, 2024

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure