Foto: Pixabay

Como escolher o protetor solar para sua corrida?

Daniel Krutman/ Notícias

Quem não gosta de treinar ao ar livre? Ainda mais durante essa época do ano, com um belo dia ensolarado para a corrida. Porém, isso requer cuidados especiais pois ficamos muito tempo expostos aos famosos raios UV’s e, na maioria das vezes, não percebemos.

O Instituto Nacional de Controle do Câncer, estima que cada ano ocorrem mais de 130 mil casos de câncer de pele no Brasil. Hoje ele é o que mais mata e está relacionado a 25% dos tumores malignos registrados no país. Então, como prevenir? É mais simples do que parece, basta evitar a exposição prolongada ao sol sem proteção.

Um dos maiores empecilhos para os corredores ao usar filtro solar durante as corridas, é que os protetores comuns saem facilmente ao entrar em contato com suor ou água. Isso influencia diretamente no exercício, pois muitas vezes ele cai nos olhos e causa grande irritação.

Por isso, nos últimos anos, marcas como: Coppertone, Sundown, Banana Boat, entre outras, vêm investindo e desenvolvendo protetores especiais para atletas. Os filtros solares na versão spray possuem uma fórmula que adere melhor à pele, o que proporciona melhor duração e mobilidade, sem aquela oleosidade a qual estamos acostumados.

Inscreva-se na Meia Maratona Pague Menos!

Foto: aylerein/Fotolia

Verifique qual produto é mais adequado para sua pele e na dúvida use os que possuem FPS elevado. Também é importante entender que a eficiência está diretamente ligada ao modo com que ele é utilizado, por isso sempre leia as instruções que vem junto ao protetor.

Mesmo com filtro solar, não é indicado praticar exercícios em horários onde o sol é intenso, opte por correr antes das 10h ou depois das 16h. Evite utilizar certos produtos durante a atividade física como perfumes e receitas para descoloração de pelos, eles podem promover queimaduras.

O recomendado é reaplicar o protetor a cada duas horas. Em caso de suor intenso ou um mergulho na água, reaplique até antes desse período.

Last modified: fevereiro 15, 2017

Daniel Krutman
Daniel Krutman
Publicitário de formação, especialista em sociologia do consumo e em marketing digital. Trabalha há mais de 10 anos com conteúdo e marketing esportivo.