Foto: Pixabay

Canoístas enfrentam o desafio de remar 75 quilômetros

Redação Webventure/ Canoagem

Prova mais longa do mundo na canoagem oceânica, o 13º Desafio Onbongo Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas está confirmado para o próximo dia 12. Nesta edição serão 20 equipes, a maior participação até hoje, enfrentando os 75 quilômetros de percurso entre mar, trecho de rio e do Porto de Santos, em uma disputa de resistência, força e estratégia.

Os participantes irão enfrentar os 75 quilômetros de percurso entre mar, trecho de rio e do Porto de Santos. Foto: Douglas Aby Saber Os participantes irão enfrentar os 75 quilômetros de percurso entre mar, trecho de rio e do Porto de Santos. Foto: Douglas Aby Saber

Os atletas largarão na praia da Aparecida em Santos e circundarão toda a ilha onde fica Guarujá, passando pelo Rio Bertioga. Cada equipe terá nove competidores, sendo seis na canoa e três para o revezamento (indo no barco do apoio) feito em qualquer ponto do trajeto com a embarcação em movimento, garantindo ainda mais emoção à competição.

“A cada ano temos procurado aumentar o número de equipes e, desta vez, passamos de 14 para 20. As vagas foram preenchidas rapidamente e com muita facilidade porque o esporte tem crescido muito”, destacou o organizador do evento e um dos principais entusiastas da canoa havaiana. “Que tenhamos registro, esta é considerada a maior prova do mundo, feita direta, sem parada e no mesmo dia”, disse.

Responsável pelo desenvolvimento da canoa havaiana em várias partes do Brasil, Fábio Paiva destaca particularidades da prova, que hoje tem como recordistas os bicampeões da equipe Samu Team Brasil, com incríveis 5 horas 52 minutos e 3 segundos. “É sem dúvida uma prova muito mais difícil do que qualquer outra. Muito complexa e começa com a seleção dos nove atletas. Os apoios também são fundamentais, pois ficam horas no barco e se enjoarem, atrapalharão todo o trabalho”, afirma.

“Lógico que o preparo físico conta bastante mas o emocional e a estratégia são fundamentais. Todos que já fizeram esta prova são unânimes em dizer que entramos uma pessoa e saímos outra”, complementa Paiva, ressaltando a participação de equipes da Bahia e do Distrito Federal. Também participarão times de Santa Catarina e Rio de Janeiro, além dos paulistas.

Outra atração é a equipe Imua Loucaos, só com atletas da categoria júnior, dos 13 aos 18 anos, com destaque para o campeão de SUP infantil, Guilherme Cunha, de 13 anos. Ainda entre os destaques, o experiente canoísta de Bertioga, da equipe Brucutus, Everdan Riesco, presente em todas as edições do evento. Em disputa estarão as categorias open masculina, feminina, mista (sempre três homens e três mulheres na canoa) e master.

A prova terá concentração, início e final em frente ETEC Dona Escolástica Rosa, na Praia da Aparecida, próxima ao Canal 6. A largada será no estilo “Le Mans”, com as canoas saindo da areia de manhã. O primeiro trecho será pelo mar, com cerca de 40 quilômetros, passando por todas as praias de Guarujá. O restante será em águas calmas pelo Canal de Bertioga até o Porto e depois para a chegada. As equipes que não chegarem ao Forte de São João, em Bertioga, até 14h30, terão a participação encerrada.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 22, 2016

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure