Nos dias 11, 12 e 13 de agosto, a deslumbrante cidade de Búzios será o palco do aguardado Campeonato Brasileiro de Stand Up Paddle, etapa Rio de Janeiro. Neste evento, atletas de todo o Brasil se reunirão para participar das emocionantes competições nas categorias SUP RACE e SUP WAVE. Aqueles que aspiram a competir devem efetuar suas inscrições por meio do site da FESUPRJ, acessível através dos links https://fesuprj.com.br/ ou https://www.cbsup.com.br/.
Sob a organização conjunta da Confederação Brasileira de Stand Up Paddle – CBSUP e da Prefeitura de Armação de Búzios, o campeonato conta com o apoio institucional das federações de diversos estados, incluindo Amazonas (FESUPAM), Bahia (FEBASUP), Rio de Janeiro (FESUPRJ), Mato Grosso do Sul (FSMSUP), Associação Bahiana de SUP (ABASUP) e Associação Cearense de SUP (ASUP-CE).
Após um período sem a realização do Circuito Brasileiro devido à pandemia, o Campeonato Brasileiro teve seu reinício em 2011, abrangendo diversas categorias e revitalizando o cenário esportivo. Segundo Zé Augusto, Administrador da CBSUP, o esporte está agora experimentando um momento de revitalização e crescimento.
“Em 2022, passamos por um processo de reestruturação interna na CBSUP, atualizando nosso estatuto em conjunto com as federações filiadas. E ainda em 2023, o SUP reserva emocionantes momentos”, compartilha Zé Augusto.
O circuito de 2023 teve início na Bahia em março e agora se dirige ao Rio de Janeiro. Além das competições, está programado um Curso de Formação de Instrutores, juntamente com a 1ª etapa de SUP Wave e a 2ª etapa de Race na bela Praia de Manguinhos. A organização almeja reunir cerca de 300 atletas, proporcionando um campeonato que não apenas avaliará o nível técnico dos participantes, mas também oferecerá premiação em dinheiro.
Zé Augusto comemora a confirmação de presenças de grandes nomes no evento e destaca o formato inovador do Grand Slam, que simultaneamente sedia as etapas de Race e Wave, criando uma atmosfera vibrante entre os atletas.
Ele também destaca o crescimento notável do esporte nos estados com Federações atuantes, como Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul e Amazonas. Além disso, elogia o trabalho da Associação de SUP do Estado do Ceará – ASUP-CE, que tem realizado eventos de destaque, incluindo a prova Molokabra, que neste ano será reconhecida como o 1º Campeonato Brasileiro de Downwind, promovido pela CBSUP.
Para Rogério Romano, Presidente da FESUPRJ, receber uma etapa do Campeonato no Rio de Janeiro é motivo de grande alegria e fortalece o crescimento do esporte no estado. Ele ressalta que o Rio de Janeiro é um cenário inspirador para a prática de esportes na natureza, atraindo tanto atletas amadores quanto aspirantes a atletas de alto nível.
Last modified: agosto 9, 2023