Foto: Pixabay

Brasileiro bate recorde mundial de voo cross country

Redação Webventure/ Voo Livre

Samuel Nascimento lidera XContest (foto: Frank Brown / Hernan Pitoco / Marcelo Prieto)
Samuel Nascimento lidera XContest (foto: Frank Brown / Hernan Pitoco / Marcelo Prieto)

O piloto de parapente Samuel Nascimento é líder absoluto e recordista do ranking internacional de voo livre XContest 2013. O brasileiro está no topo de uma lista que reúne mais de 1.500 voadores de todo o mundo, somando 2.303,36 pontos. Ele mantém uma diferença de 515 acima do segundo colocado, o compatriota Olympio Faissol.

Nascimento participa do projeto XC Nordeste, na região de Quixadá, Ceará, durante o evento foram quebrados quatro recordes. Todos os voos contabilizados na lista foram feitos nesta temporada, sendo que o mais longo teve 469 quilômetros, realizado no dia 22 de outubro.

Ranking. O XContest é uma contagem internacional criada em 2007. Ele contabiliza os seis voos mais longos de cada atleta, realizados entre o dia 1º de outubro do ano anterior e o 1º de setembro seguinte (por isso Nascimento já é o líder da edição 2013).

Como o projeto contabiliza os principais voos de cada piloto, ele acaba valorizando atletas que têm performances consistentes ao longo do tempo, ao invés de focar apenas um resultado. No caso de Nascimento, ele conseguiu, em uma temporada, ultrapassar a marca de 400 quilômetros por três vezes, fez duas apresentações com mais de 330 km e outra de 296.

Para o brasileiro, cada quilômetro voado contou como um ponto no ranking. Quem utiliza asas triangulares, ou que se enquadram no padrão da Federação Internacional de Aviação, pode ganhar até 1,40 a cada 1 km. Antes de Nascimento, o último recorde foi do austríaco Gerald Ameseder, com 1.950 pontos.

Confira abaixo um dos momentos em que Samuel Nascimento ultrapassa os 400 quilômetros

Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi

Last modified: novembro 28, 2012

Redação Webventure
Redação Webventure