Foto: Pixabay

Bombeiros usam rapel para combater fogo na S. Órgãos

Redação Webventure/ Montanhismo

O incêndio florestal dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Petrópolis, continua sem controle e ontem se aproximou mais da área de mata nativa primária. A informação foi dada pelos funcionários do Ibama que comandam a operação de combate ao incêndio. Desde domingo,
eles tentam controlar o fogo, que já devastou uma área de 87 hectares.

Para piorar, a tática de despejar água de um helicóptero ainda não pôde ser posta em prática por problemas operacionais. Mas, segundo os técnicos, apesar de ter se aproximado mais da área residencial de Teresópolis, dificilmente o fogo chegará até lá, porque as chamas perderam a intensidade em relação a anteontem.

Atalho na Trilha do Açu – área com os principais focos de incêndio fica no Vale do Bonfim, na direção da Pedra do Açu e do Véu de Noiva. O local é de difícil acesso. A maior parte dos bombeiros foi levada de helicóptero até clareiras na mata e desceu de rapel, ou seja, por cordas fixadas na aeronave.

Um outro grupo usou a Trilha do Açu para chegar até um ponto próximo ao fogo, mas teve que fazer o resto da caminhada abrindo picadas na mata. Uma equipe permaneceu na Trilha do Açu, que liga Petrópolis a Teresópolis, para controlar os focos de incêndio.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 2, 1999

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure