Foto: Pixabay

Bairros do Petar ficaram sem comunicação devido a roubo de cabos telefônicos

Petar atrai vários ecoturistas durante o ano todo (foto: Roberto Rodrigues)
Petar atrai vários ecoturistas durante o ano todo (foto: Roberto Rodrigues)

Foram roubados na madrugada de ontem parte dos cabos da rede telefônica de Iporanga (SP), a principal cidade do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar). Dois locais importantes de recepção de turismo ficaram sem comunicação hoje: o Bairro da Serra e o Betari.

Ao todo foram roubados 200 metros de cabo e uma área de 450 metros ficou pendurada nos postes da rodovia Antônio Honore Silva (SP-165), a quatro quilômetros do centro de Iporanga, impossibilitando a comunicação a partir daquele local.

É a segunda vez em 15 dias que um caso de roubo como esse acontece. “No primeiro dia de setembro também houve roubo de 639 metros de cabo feitos de cobre. Os infratores derretem e vendem o material”, disse o policial Itamar Benedito Martins, da delegacia da Polícia Civil da cidade.

O policial informou que a empresa Telefônica, responsável pela manutenção da telefonia na cidade, já está trabalhando para a reposição dos cabos. Disse também que serão instalados alarmes para tentar diminuir a incidência de roubos.

Projeto Juvenal – Esta semana, espeleólogos começaram a terceira edição do Projeto Juvenal, uma expedição para conhecer um profundo abismo que faz parte do Petar. A redação do Webventure está sem comunicação com os exploradores no local por causa do incidente com os cabos. A telefonia celular na região é muito ruim por causa do relevo e do pequeno número de antenas.

Estão nesta expedição o canionista, espeleólogo e fotógrafo Carlos Zaith, o espeleólogo Luiz Spinelli, a jornalista Renata Falzoni, o fotógrafo Alexandre Cappi e outros técnicos em cavernas.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa

Last modified: setembro 15, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure