Foto: Pixabay

Aventura: que tal viajar para mergulhar com tubarões?

Gabriel Gameiro/ Destino Aventura

Ficar frente a frente com um tubarão talvez seja uma das experiências mais assustadoras que um ser humano pode conhecer. Alguns os acham tão fascinantes quanto assustadores. Em diversos pontos do planeta é possível chegar perto de tubarões, seja mergulhando cara a cara com um inofensivo quanto ficando separado de perigosíssimos tubarões brancos, apenas por uma jaula.

Não descarte a ideia antes ler até o final, mesmo que essas viagens sejam mais indicadas para os corajosos, que amam aventura e aquele frio na barriga quando a adrenalina é liberada no sangue. Enquanto uns curtem mergulhos comuns, com peixinhos coloridos e recifes glamourosos, outros preferem ser mais radicais. O Webventure separou alguns lugares que você pode fazer esse tipo de aventura, veja quais são eles:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 1. Fernando de Noronha Brasil

Se quer aproveitar um tempo de qualidade com tubarões, mas não tem nenhuma viagem internacional em mente, aproveite Fernando de Noronha. As espécies mais encontradas lá são o cabeça-de-cesto, lambarú e limão, que podem chegar a três metros de comprimento. Com sorte, é possível ver até seis tubarões por mergulho. Os passeios são monitorados por instrutores capacitados. A quantidade de pessoa por jaula depende muito da empresa que oferece o mergulho. Mas convenhamos: para nadar com tubarões é necessário uma bela dose de coragem, duas de destemor e muita, mas muita cautela.

2. Galápagos Equador

Esse destino no Equador é bem conhecido pelas suas águas cristalinas, areia branca, vida marinha intensa e para passar as férias, seja em família, com os amigos ou até mesmo sozinho. A vida marinha é composta por focas, arraias, leões marinhos, tartarugas, golfinhos e tubarões baleia. Mergulhe nas ilhas Darwin, Wolf e Bartolomé com belos companheiros: os temidos tubarões-martelo. Eles podem atingir 6 metros de comprimento (que não é pouca coisa), fazem par com os tubarões-de-Galápagos, outra espécie bem robusta.

3. Bahamas – Caribe

No Caribe, as águas cristalinas das Bahamas são ótimas para todo tipo de mergulho, com enormes paredões de coral, recifes e buracos azuis. Mas o arquipélago também é um dos melhores lugares, para mergulhadores encontrarem tubarões em seu habitat natural. Uma boa opção é acompanhar uma excursão para alimentar tubarões de recife. Neste tipo de excursão, o guia chega em um ponto determinado, se detém e deposita o balde de comida para atraí-los. O resultado é impressionante, com dezenas destes animais brigando para conseguir de comida.

4. Recife de Ningaloo – Austrália

Uma magnífica reserva natural do oeste da Austrália, o recife de Ningaloo é o lar de mais de 250 espécies de coral e numerosas espécies marinhas como arraias, baleias-jubarte e tubarões baleia. A cidade mais próxima do recife, no litoral da Austrália, Exemouth tem algumas empresas que oferecem excursões de mergulho para ver tubarões-baleia, encontrados de abril a junho.

5. Ilha de Dyer – África do Sul

Este é, com certeza, o melhor destino do planeta para mergulhar com tubarões. As águas mornas do norte do país atraem espécies tropicais e subtropicais como tubarões baleia e cações que chegam a 3 metros de comprimento, além de outros animais como tartarugas e golfinhos. As águas temperadas do sul proporcionam aos mergulhadores lugares como a ilha de Dyer, conhecida como a “meca dos tubarões brancos”.

6. Utila – Honduras

Destino ideal para amantes de mergulho e natureza preservada, a ilha de Utila é uma das três principais que formam o arquipélago da Baía, no Caribe hondurenho. O litoral de Utila e sua baía têm uma importante presença de tubarões-baleia ao longo do ano, com semanas organizadas pelo Centro de Pesquisas Oceânicas de Tubarões-Baleia, situado na ilha, nas quais mergulhadores podem participar das pesquisas, avistando, fotografando e arquivando os diferentes espécimes encontrados na região.

Last modified: novembro 1, 2018

[fbcomments]
Gabriel Gameiro
Gabriel Gameiro
Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.