Foto: Pixabay

Atropelamento causa morte no Dakar

Redação Webventure/ Offroad

Acidente vitimou uma jovem (foto: Reprodução/ TV)
Acidente vitimou uma jovem (foto: Reprodução/ TV)

O Rally Dakar começou de maneira trágica. A argentina Natalia Sonia Gallardo, de 28 anos, que assistia ao primeiro dia da prova, morreu ao ser atropelada pelo carro do alemão Mirco Schultis, por volta das 13h45 de hoje, em Alpa Corral, na Argentina.

Ela ainda foi socorrida, mas teve duas paradas cardíacas enquanto era transportada de helicóptero para um hospital próximo e faleceu.

As demais vítimas passam bem e estão em estado de observação em um hospital da região. Duas delas são de Alpa Corral, enquanto o quinto acidentado é o fotógrafo do Webventure Tom Papp. Ele teve uma pequena fissura na fíbula, e se recupera no Hospital de Rio Cuarto, próximo ao local da largada da prova de hoje. Tom está bem e se recupera da lesão. O blogueiro e colunista do Webventure, Deco Muniz, também estava no local do acidente e acompanhou os trabalhos de resgate da equipe médica.

“O carro pegou a perna do Tom e ele levantou. A hora que o carro saiu da pista, o terreno de fora era mais baixo e a mulher que morreu estava sentada em uma cadeira, de frente para onde o carro veio”, lembra Deco.

“O Tom estava fotografando do outro lado – dentro da curva, fora da zona de escape – e veio pegar o equipamento comigo. No final da passagem dos carros, mais ou menos 20 carros antes do Sérgio Williams, ele veio mudar de lugar porque onde estava tinha muita poeira. Então ele veio pedir as coisas para mim, eu entreguei, conversamos um pouco sobre os próximos dias de rali, já que éramos os únicos brasileiros no lugar. Assim que me despedi dele o carro passou na minha frente e pegou o Tom. Ele foi a primeira pessoa que o carro pegou, de um grupo de argentinos que estavam conosco”, relatou Deco.

A cerca de 300 metros estava um caminhão dos bombeiros e um dos argentinos que estava com a multidão ligou para o regaste, que chegou em menos de cinco minutos. Por estar mais perto da pista, Tom foi o primeiro a ser atendido. Ele reclamava de dores nas pernas e o socorrista prestou os primeiros socorros. Ele mexeu os dedos e sentia a perna.

“Logo depois chegaram simultaneamente a ambulância e os helicópteros. O Tom foi a primeira pessoa a ser atendida, por estar mais perto da pista. Imobilizaram o pescoço, fizeram mais uns exames na perna e a imobilizaram”, lembra Muniz. Depois disso, o fotógrafo foi colocado no helicóptero.

“Eu também iria para acompanhá-lo, mas me pediram para mudar de helicóptero, para ir outra pessoa atendida”, contou. Porém, o helicóptero que estava o Tom desceu para resgatar a mulher ferida e ele foi transferido de ambulância até o hospital de Rio Cuatros.

“Tomei alguns pontos pois fui arremessado contra uma cerca de arame farpado. Mas, segundo os médicos, devo ter alta amanhã”, relatou Tom Papp, que já realizou diversas coberturas para o Webventure, incluindo o Rally dos Sertões, o próprio Dakar, e diversas provas de aventura.

Outras quatro pessoas também foram atingidas pelo carro do alemão. O argentino Gabriel Gomez, de 24 anos, é quem inspira mais cuidados e está em estado grave internado num hospital. As primeiras informações dão conta de que ele teve politraumatismos.

Histórico de tragédias – O Rally Dakar é conhecido por suas inúmeras mortes ao longo dos anos. Na edição de 2009, a prova teve três mortes, dentre elas a do piloto francês Pascal Terry, que faleceu após cair com sua moto.

2010 A argentina Natalia Sonia Gallardo, de 28 anos, que assistia ao primeiro dia da prova, morreu ao ser atropelada pelo carro do alemão Mirco Schultis, em Alpa Corral, na Argentina, no primeiro dia de prova. Outras cinco pessoas ficaram feridas no mesmo acidente.

2009 O piloto francês morreu Pascal Terry morreu após dois dias perdido na segunda especial. A causa da morte apontada foi edema pulmonar. Quando localizaram o piloto, ele já estava morto, com comida e água ao lado e distante 15 metros da moto. Outras duas mortes foram registradas em estrada chilena. Um motorista de um caminhão que prestava assistência para a organização colidiu de frente com outro caminhão, matando os dois ocupantes.

2007 – O piloto de moto sul-africano Elmer Symons morreu após sofrer um acidente na especial entre Er Rachidia e Ouarzazate, no Marrocos. E na 14ª etapa, o francês Eric Aubijoux teve uma parada cardíaca durante o deslocamento para Dakar e foi a 51ª vítima do maior rali do mundo.

2006 – O australiano Andy Caldecott, vencedor de uma das etapas do rali, cai da moto e morre em etapa na Mauritânia. Também foi registrada a morte de dois garotos que assistiam a prova.

2005 – Um dia após o motociclista espanhol Jose Manuel Pérez morrer no hospital de Alicante, na Espanha, em conseqüência de uma queda no rali, o italiano Fabrizio Meoni, bicampeão do Dakar, em 2001 e 2002, morre aos 47 anos de parada cardíaca depois de sofrer uma queda.

2003 – O estreante navegador Bruno Cauvy morre após um acidente nas dunas da última etapa, disputada na Líbia.

2002 – Daniel Vergnes, preparador de carros da escuderia Toyota Trophy, morre durante a 11ª etapa, na Mauritânia.

1997 – O motociclista Jean-Pierre Leduc morre quando o Dakar passava por Mali.

1996 – Entre as cidades de Foum El Hassan e Smara, Laurent Gueguen morre depois da explosão de seu caminhão.

1994 – O motociclista belga Michel Sansen sofreu um grave acidente e morre.

1992 – Entre Syrte e Sabham, na Líbia, Jean-Marie Sounillac e Laurent Le Bourgeois, em um carro de assistência, capotam e morrem. No mesmo ano, o Dakar faz o motociclista Gilles Lalay outra vítima fatal.

1991 – Charles Cabannes, piloto francês de caminhão, é atingido por uma bala perdida em Mali.

1988 – Kees Van Loevezijn, navegador holandês do piloto Daf de Van de Rijt, morre por causa de ferimentos depois de ser lançado para fora da cabine de seu caminhão. O co-piloto Patrick Canado morre depois de seu carro se chocar contra outro.

1986 – O motociclista japonês Yasuo Kaneko sofre acidente e morre. No dia 14 de janeiro, um acidente de helicóptero ao sul de Níger tira a vida do criador do Dakar, Thierry Sabine, assim como outras quatro pessoas que o acompanhavam: o cantor Daniel Balavoine, a jornalista Nathaly Odent, o piloto François-Xavier Bagnoud e o técnico de rádio Jean-Paul Lefur.

1983 – Jean-Noul Pineau, com uma Yamanha, morre em acidente em Ouagadugu.

1982 – O holandês Bert Oosterhuis morre depois de uma queda com sua Yamaha.

1979 – O motociclista Patrick Dodin sofre acidente fatal em Agadez-Tahoua.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: janeiro 2, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure