Foto: Pixabay

André Azevedo passa por problemas mecânicos e chega em 15º

Redação Webventure/ Dakar, Offroad

Os irmãos André (à esq.) e Jean Azevedo no Dakar 2012 (foto: David Santos Jr)
Os irmãos André (à esq.) e Jean Azevedo no Dakar 2012 (foto: David Santos Jr)

André Azevedo conseguiu superar não só as temidas dunas de Copiapó, no Chile, mas também problemas mecânicos em seu caminhão Tatra para finalizar a etapa deste sábado na 15ª colocação. Ao lado do navegador Maykel Justo, o piloto brasileiro concluiu o trecho de 419 quilômetros em 5h30min33, uma hora e meia depois do primeiro colocado, o holandês Gerard de Rooy.

Para André, que afirmou já esperar por uma etapa dura, o sábado apresentou uma das especiais mais difíceis do Dakar. “Definitivamente as dunas de Copiapó fizeram jus à fama. E foi bem no finalzinho do dia, nas piores dunas, que o caminhão começou a enfrentar problemas, até o motor parou de funcionar de repente”, contou o piloto.

Diante das dificuldades já conhecidas para hoje, e com a facilidade logística da etapa começar e terminar na mesma cidade, a organização da prova decidiu aumentar o tempo máximo para terminá-la. As equipes que ainda enfrentam problemas nas dunas de Copiapó tem até as 19hs deste domingo para chegar ao acampamento, sem penalização.

Para André, a decisão foi acertada. “Para os organizadores permitirem a chegada até o dia seguinte já mostra o quanto nós passamos dentro da especial. Eu vi muito caminhão tombado e atolado no meio do caminho. São pessoas que com certeza acabarão dormindo no meio das dunas, ou tentarão passar a noite solucionando seus problemas no próprio trecho”, explicou o brasileiro, que agora ocupa a 14ª colocação geral.

Líderes. Na ponta, foram três as equipes disputando forte a cada quilômetro. Pela Iveco, Gerard de Rooy conseguiu vencer mais uma etapa, fazendo um tempo de 4h20min32. Em segundo veio Ales Loprais e seu Tatra, com 4h24min31. Em terceiro, o Kamaz pilotado por Andrey Karginov, com tempo de 4h37min4.

Na classificação geral está Gerard em primeiro, seguido por Ales Loprais, com 17min10 de diferença. Em terceiro vem outro Iveco, de Hans Stacey, com 33min14 de desvantagem. Na quarta e quinta posição vêm os Kamaz de Artur Ardavichus e Andrey Karginov, respectivamente.

Este texto foi escrito por: Da Redação

Last modified: janeiro 7, 2012

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure