Foto: Pixabay

Americas Cup: a F1 das regatas

Redação Webventure/ Vela

Em 1851, uma disputa marítima entre um barco dos Estados Unidos e outro Inglaterra deu origem a America’s CUP, considerada a mais antiga competição de vela oceânica do mundo. Naquela ocasião, os americanos levaram a melhor e deixaram uma lenda: “Não existe segundo colocado”, que perpetua até hoje, uma vez que as baterias são disputadas por apenas dois veleiros. Segundo a carta de regras da prova, a America’s CUP surgiu para ser “um desafio perpétuo entre nações em uma competição amigável”.

Mesmo com tanto cavalheirismo, as baterias são eliminatórias até a final o campeão, o que garante a emoção e a rivalidade. A competição ficou famosa por revelar as últimas tecnologias no desenvolvimento dos veleiros e por registrar grandes velocidades. Mesmo assim o trabalho em equipe dos 17 tripulantes é fundamental

A 32a edição da America’s CUP será em 2007 e a cidade de Valencia, na Espanha, foi escolhida para sediar a disputa. A equipe suíça Alinghi defende o título da edição passada, em 2003, contra as equipes desafiantes. Até agora nove equipes de sete países estão confirmadas. Pelas regras da competição, o time suíço tem o direito de aceitar ou recusar os desafiantes.

Veja o site oficial da America’s Cup.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 1, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure