Foto: Pixabay

Amarok Logbuch 23: Nasser Al- Attiyah/ Timo Gottschalk e o VW Race Touareg 3: Os grandes vencedores do Dakar 2011

Redação Webventure/ Parceiros

Nasser Al-Attiyah e Timo Gottschalk comemoram o título (foto: Marcelo Maragni)
Nasser Al-Attiyah e Timo Gottschalk comemoram o título (foto: Marcelo Maragni)

Depois de 13 dias, 9500 quilômetros percorridos (dos quais 5000 cronometrados) chegou ao fim a maratona anual do maior e mais difícil Rally Cross Country do mundo, o Dakar. Assim como em 2010 três VW Race Touareg 3 ocuparam as três primeiras colocações na classificação geral e venceram entre eles 12 das 13 etapas disputadas. O vencedor foi o #302 da dupla Nasser Al-Attiyah/ Timo Gottschalk (Qatar/Alemanha), seguidos pelo #308 da dupla Giniel De Villiers/ Dirk Von Zitzewitz (Áfrca do Sul/Alemanha) que ficaram a 49minutos e 41 segundos e o #300da dupla Carlos Sainz/ Lucas Cruz (Espanha/Espanha) que terminou a 1h 20mm 38s. O quarto carro da Equipe o #303 da dupla Mark Miller/ Ralph Pitchford (Estados Unidos/África do Sul) ficou com a 5ª colocação geral já que teve que passar todo o Dakar servindo de assistência veloz aos seus companheiros depois que se atrasou em uma capotada no segunda etapa. Para a VW é o tricampeonato confirmado desde que o Dakar estreou em terras da América do Sul em 2009. Para Nasser é a maior afirmação em uma carreira em Rallys que inclui um Campeonato do Mundo em PWRC em 2006 e em esportes em geral comum 4º lugar nos Jogos Olímpicos de Atenas no tiro ao pombo. Dois marcos que vão ajudar a moldar o futuro de curto e médio prazo de todos os envolvidos.

Volkswagen: 1º, 2º, 4º e 5º hoje e 1º, 2º, 3º e 6º na geral
A última etapa do Dakar 2011 de 181 km é mais uma oportunidade para que toda a entusiasmada população argentina possa ver de perto seus ídolos. É também uma ocasião para mostrar a habilidade dos pilotos, a técnica dos co-pilotos e a confiabilidade dos carros ao final de tantos dias de esforço. Sainz vence mais uma vez (24ª etapa do Dakar, a 7ª apenas neste de 2011) e ultrapassa assim Peterhansel que ficou estacionado na sua vitória de número 23. Atrás de Sainz pela ordem: os campeões 2011 Nasser e Timo do #302, em 3º a dupla Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzevitz no Race Touareg 3 #308 e 5º Mark Miler/Ralph Pitschford no Race Touareg 3 # 304 deixando o 4º e o 5º lugres para as BMW X3 #301 de Peterhansel/Cottret e #307 de Holowczyc/Perin.

Ainda existe um Brasil que luta
Jean Azevedo voltou à categoria das motos e não só venceu a sua categoria como chegou em 3º na última etapa, e terminou em 6º na classificação geral. Que beleza. Guiga Spinelli/Youssef Haddad terminaram em 7º outra vez ficaram em 9º na geral e em 2º na categoria gasolina. Marlon Koerich/Bina Cavassin 27º hoje, 13º na geral e 1º na categoria estreantes. Cinco lutadores que têm o verdadeiro espírito esportivo necessário ao Dakar e que tiveram as suas maiores conquistas nesta prova.

Amarok de ponta a ponta
Quatorze días depois de ter saído de Buenos Aires a Amarok está de volta. Passou por sobre a Cordilheira dos Andes, foi ao Pacífico, enfrentou dunas, fesh-fesh, estradas de terra rápidas, autoestradas, calor de 48º graus, frio de 3,5º negativos viu paisagens inesquecíveis e assitiu a uma disputa espetacular. Tudo sem perder o ritmo ou deixar em desconforto seus passageiros. Um grande veículo para um grande evento, uma experiencia única para um veículo sem igual.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua, direto da chegada em Baradero, a cidade mais antiga da Província de Buenos Aires

Last modified: janeiro 15, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure