Nos últimos anos, a nutrição tem sido alvo de crescente interesse por parte de atletas e praticantes de atividades físicas, cada vez mais conscientes dos benefícios que uma alimentação adequada pode trazer quando associada ao treinamento esportivo.

Cuidando devidamente de sua alimentação, o atleta conseguirá não só manter a sua saúde, mas também preservar sua composição corporal, favorecer o funcionamento das vias metabólicas associadas a atividade física, permitir o armazenamento de energia (glicogênio muscular) retardando a fadiga pelo aumento da resistência ao exercício, contribuir para encremento da massa muscular (hipertrofia) e auxiliar na recuperação de lesões ou traumas eventualmente provocados pelo exercício.

A alimentação é, portanto, de fundamental importância para um bom desempenho em qualquer modalidade esportiva. Para isso, deve ser balanceada e completa, fornecendo todos os nutrientes necessários ao organismo para que ele realize suas funções de crescimento, reparo e manutenção dos tecidos e, além disso, produza energia.

As necessidades nutricionais, porém, são diferentes de um indivíduo para o outro em função de alguns fatores, tais como:

  • Sexo
  • Idade
  • Peso
  • Estatura
  • Patologias (hipoglicemia, diabetes, cálculo renal, etc.)
  • Tipo de esporte (modalidade)
  • Tempo de prova/competição (curta, média ou longa duração)
  • Fase em que o atleta se encontra (treinamento, competição ou pós-competição)

    Na elaboração de uma dieta para o desportista deve-se levar em consideração todos esses aspectos e, principalmente, suas necessidades em termos de energia para que possa suportar o esforço físico. Além disso, os hábitos, a condição física, as intolerâncias alimentares, entre outros, também fazem parte desse leque de critérios necessários para um profissional nutricionista aplicar uma conduta adequada.

    Pode-se dizer que uma orientação nutricional personalizada, juntamente com um treinamento bem elaborado, proporcionarão ao atleta grandes conquistas com excelentes resultados. Uma boa dica, portanto, é procurar um profissional dessa área para acompanhá-lo em seu treinamento, estabelecer a melhor dieta para durante e depois das atividades físicas. Assim, seu rendimento será melhor e o seu corpo ficará mais saudável.

    Dra. Vanessa Tirelli Macedo,colaboradora do Webventure,
    é nutricionista especializada em Fisiologia do exercício pela Escola Paulista de Medicina. É responsável pela avaliação nutricional em academias além de ser colunista em sites de fitness como Totalfit e TotalSport

    Este texto foi escrito por: Dra. Vanessa Tirelli, especial para o Webventure

    Last modified: julho 2, 2001

  • [fbcomments]
    Avatar
    Arquivo