Foto: Pixabay

Conhecendo Campos do Jordão do jeito que deve ser

Eduardo Andreassi/ Turismo Brasil

Bares sofisticados, muitas atrações; local para ser frequentado o ano inteiro com opções para todas as idades. Saiba o que fazer nessa cidade da Serra da Mantiqueira, tão famosa por atrativos e temperaturas

Conhecendo Campos do Jordão do jeito que deve ser
Foto: Eduardo Andreassi

Campos do Jordão não é uma cidade qualquer e muito menos sazonal. É para ser frequentada o ano inteiro e estrutura para isso ela possui de sobra. São inúmeros bares, restaurantes, cervejarias próprias, parques temáticos, parques de diversões, bancos, postos de gasolina, picos de onde podemos avistar toda a região e até passeios (espetaculares) de balão.

A cidade comporta e atrai recém-nascidos a pessoas com 90 anos, sem problemas. O perfil do turista é bem amplo e há o que fazer para todos eles. Não é só um lugar para casais e para alta temporada no inverno! Campos do Jordão é muito mais que isso.

Conhecendo Campos do Jordão do jeito que deve ser
Foto: Eduardo Andreassi

Situada na Serra da Mantiqueira, a 170 quilômetros de São Paulo e a 334 km do Rio de Janeiro (principal acesso é a Dutra e Rodovia Ayrton Senna), supera as demais cidades eventualmente expostas na mídia por oferecer proximidade da capital, um clima excepcional, uma excelente infraestrutura e atrações diversas.

Para casais, famílias, amigos, senhores, crianças, Campos do Jordão é o lugar que todos querem (e devem!) conhecer um dia. E mais: não se apegue a guias, mapas, informações de associações, que são falhas e deixam a desejar. Vá por conta e explore a linda “Suíça Brasileira”, apelido que ganhou devido ao formato de suas construções e ao seu clima.

Ar puro, ruas arborizadas, muito comércio local para todos os gostos e bolsos, Campos se destaca no inverno devido ao clima frio. Mas é justamente fora da alta temporada que os preços são mais justos e acessíveis à realidade do poder aquisitivo do brasileiro.

Suas atrações, restaurantes, bares e lojas funcionam o ano inteiro.

Conhecendo Campos do Jordão do jeito que deve ser
Vila do Capivari, a região mais badalada de Campos/ Foto: Eduardo Andreassi

A tão badalada “Vibe” Vila do Capivari

É lá que estão os bares famosos e cervejarias que devem ser visitadas. Os frequentadores – todos muito bem vestidos como se fossem a um desfile de moda – se encantam ao andar pelas ruas da vila. Durante o inverno, a região fica cheia.

Além disso, dispõe de várias cervejarias (inclusive para visitação; Cervejaria Campos do Jordão) que fabricam deliciosas cervejas artesanais, exportadas para vários locais do Brasil e abastecendo bares da região.

Entre os locais badalados, citamos a Esquina do Djalma, Villa Goumert, Restaurante Alto da Brasa (no Parque da Cerveja; cervejaria Campos do Jordão) e Restaurante e Micro cervejaria Vemaguet,

Conhecendo Campos do Jordão do jeito que deve ser
Iceland Bar/ Foto: Eduardo Andreassi

Além disso, podem e devem conhecer o Iceland Bar de Gelo (o bar de gelo fica aberto o ano inteiro e tem uma temperatura abaixo de 15 graus. Vocês vão vestir roupas especiais), a Sabor Chocolate – Café, Loja – Mercado São Bento – que oferece chocolates maravilhosos -, a Micro Cervejaria e Restaurante Caras de Malte e visita ao Parque da Cerveja, onde poderá apreciar etapa por etapa da elaboração das cervejas e chopes. Visitas guiadas.

Vamos voltar no tempo e andar de bonde, como em 1924?

A atração que remete ao passado e tem ar nostálgico, torna fácil sentir esse prazer e fazer esse lindo passeio. A estrada de Ferro Campos do Jordão foi inaugurada em 1914 e é administrada atualmente pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Basta seguir a calçada em direção ao centrinho de Capivari. É onde está a bilheteria da Estrada de Ferro de Campos do Jordão e a estação Emílio Ribas, de onde sai o gracioso Bonde Turístico, com assentos de madeira, que leva os turistas até o portal da cidade, seguindo pelos trilhos que cortam Campos. Entre a ida e a volta, o passeio dura quase 30 minutos.

Conhecendo Campos do Jordão do jeito que deve ser
Foto: Eduardo Andreassi

Datado de 1924, essa estação Emílio Ribas é provida de bondes alemães, alimentados por eletricidade (1500 v). A principio, esses mesmos bondes operavam na cidade de Guarujá até 1956.

O passeio da estação Emílio Ribas (Capivari) até o portal de Campos do Jordão dura em média 30 minutos.

Em alguns dias da semana é possível embarcar no Trem do Mirante, que faz a viagem até Santo Antônio do Pinhal, passando por bucólicas paisagens até a chegada ao mirante de Nossa Senhora Auxiliadora, um bonito percurso de duas horas e meia.

E se você acha que conheceu Campos, eis a surpresa: Parque Tarundu

A grande e reconhecido parque Tarundu é um típico local com a filosofia de integrar a Mãe Natureza com o Ser Humano. E conseguiu!

Seguindo a direção ao Gavião Gonzaga, (cerca de dois quilometres dali; possui placas indicativas) encontramos um local que realmente vai te surpreender e fazer entender o porquê Campos do Jordão e Tarandu é de uma energia tão positiva.

Sua Missão: Típico local para um day use, Tarundu segue à risca a tradução de seu nome indígena, que tem a missão de promover o lazer, o Bem Estar e o desenvolvimento cognitivo das pessoas, melhorando sua qualidade de vida e a integração com seus familiares, amigos e a Natureza.

E isso o parque, sua positividade energética e atrações fazem muito bem.

Crianças, jovens, adultos e até pessoas da terceira idade (vamos evitar esse termo já debilitado, não?), divertem-se e soltam seu lado criança. Até o mais cansado e estressado da viagem, ou de sua própria vida, aqui consegue captar a energia positiva que irradia esse lugar.

São mais de 30 atrações e com opção para dormir em um de seus quatro quarto. Além disso, oferece aos finais de semana com tempo bom, um passeio que você jamais irá esquecer. Voar de balão sobre toda a Serra da Mantiqueira.

Conhecendo Campos do Jordão do jeito que deve ser
Foto: Eduardo Andreassi

Há muito a ser dito sobre o parque Tarundu, mas há mais ainda energia a ser sentida, vivenciando cada pedaço, cada momento que você por lá estiver, sempre respeitando seu limite. Eis o “x” da questão. 

Ouse mais e conheça essa “Ilha da Fantasia”. (Se esse vale fosse uma ilha, assim o poderíamos chamar. 

Serviço:

Parque Tarundu – Como chegar

Pela avenida principal que beira o rio em Campos do Jordão, siga em direção ao Gavião Gonzaga. Ande por 2 km e chegará ao parque Tarandu.

Contato: 

Endereço: Av. José Antônio Manso, 1515 – Campos dos Jordão.

(12) 3668-9595 e (12) 3800-0150 – Aceita Pet

Conhecendo Campos do Jordão do jeito que deve ser
Foto: Eduardo Andreassi

Embarque nos pequenos e simples vídeos feitos para que você tenha um melhor conhecimento da reportagem e programem-se!

https://www.youtube.com/watch?v=csEPPMUWdiY 

https://www.youtube.com/watch?v=hdj7P-G33-c

https://www.youtube.com/watch?v=KkaEU_cE-6M

Campos do Jordão – Onde ficar:

Citamos três pousadas que superaram as expectativas e merecem destaque especial.

A Pousada Dreams, a Casa Sabor Chocolate e a própria pousada dentro do Parque Tarundu.

Conhecendo Campos do Jordão do jeito que deve ser
Foto: Eduardo Andreassi

Agradecimentos e apoio

Toyota do Brasil – Toyota é a marca de carro mais valiosa do mundo

Apoio da Toyota do Brasil, que cedeu uma Hilux GS (Gazoo Racing: marca de competição da Toyota). Muito boa de qualidade, durabilidade, suspensão firme, motor, torque, tração, blocante, marcha reduzida e 4×4, sistema de bloqueio em descida ( e funciona muito bem!) e acabamento. Sem mencionar a confiabilidade da Toyota.

Last modified: outubro 16, 2020

[fbcomments]
Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Jornalista e fotojornalista, trabalha também com Comunicação e Assessoria de Imprensa, sendo que parte do tempo trabalha no Brasil e outra na Itália, . Trabalha com Fotografia/Jornalismo/Comunicação - desenvolve um trabalho sobre Turismo – regiões, parques, atrações, hotelaria, gastronomia local, festas populares e demais assuntos relacionados.