Foto: Pixabay

7 plantas que não parecem, mas são venenosas

Arquivo/ Outros

Ao caminhar ou explorar uma floresta existem muitas plantas que podem atrair sua atenção e parecerem comestíveis. Em casos extremos, pode até ser essencial para sua sobrevivência comê-las, caso esteja perdido. Antes de conhecer uma nova área de florestas cheia de plantas desconhecidas, tome algumas precauções como, por exemplo, ler ou perguntar sobre a flora deste local. Atenção também ao enfeitar sua casa, não leve qualquer planta para cima da mesa de jantar ou jardim, elas podem ser venenosas e apenas um toque pode gerar problemas. Não arrisque, há vários indicadores de plantas venenosas.

1. Copo de Leite

Foto: fotosr52/Fotolia Foto: fotosr52/Fotolia

+ Participe da New Balance Mile Challenge. Clique aqui e inscreva-se!

A ingestão ou contato com essa planta, que é frequentemente usada dentro ou fora de casa por ter uma flor bonita, pode gerar irritações, dor, queimação, inchaço de lábios, língua, faringe, entre outros. Em contato com o olho pode causar irritação intensa com congestão, edema, fotofobia e lacrimejamento. Caso a pessoa apresente qualquer um desses sintomas é preciso ir ao médico.

2. Comigo-ninguém-pode

Foto: shahteer/Fotolia Foto: shahteer/Fotolia

Grande e larga, com manchas brancas e caule grosso, costuma ser cultivada em áreas sombreadas, em canteiros ou vasos (muitas vezes, assim como o Copo de Leite, dentro de casa). Partes tóxicas: folhas, caule e látex, podem causar inflamação da língua, vômito, diarreia e asfixia.

3. Mamona

Foto: Jobz fotografia/Fotolia Foto: Jobz fotografia/Fotolia

A guerra de mamonas era uma brincadeira comum em algumas regiões do Brasil, muitas pessoas mantém até hoje a tradição com as sementes desta planta. Porém as mamonas são realmente assassinas, a planta é nativa da bacia do Mediterrâneo, África oriental e Índia, mas é amplamente cultivada como planta ornamental. A toxina chamada ricina é encontrada em toda ela, mas está concentrada nas sementes/grãos (da qual o óleo de mamona é feito). Uma semente é suficiente para matar um humano em dois dias, em uma morte agonizante e longa. Os primeiros sintomas vêm dentro de algumas horas e incluem sensação de queimação na garganta e na boca, dor abdominal e diarreia com sangue e vômito.

4. Onze horas

Foto: pimonpim/Fotolia Foto: pimonpim/Fotolia

Com belas folhas e flores coloridas na primavera, é usada como forração ou pendente em vasos. Atinge até 20 cm de altura. Porém suas folhas e flores são muito tóxicas e se ingeridas, causam inflamação da língua, queimação e vômitos. Podendo até matar por asfixia.

5. Espirradeira

Foto: ClaraNila/Fotolia Foto: ClaraNila/Fotolia

Essa bela planta é um arbusto que chega no máximo a dois metros de altura, costuma ser usado na composição paisagística pela beleza das folhas verde-acinzentadas e de suas flores nas cores rosa, amarelo, vermelho e branco, que aparecem na primavera e no verão. Aceita podas para a formação de copas. Pode causar distúrbios cardíacos e coma caso seja ingerida.

6. Lírio

Foto: hookmedia/Fotolia Foto: hookmedia/Fotolia

Uma bela planta, muito usada para enfeitar a casa por causa de suas lindas flores, mas se ingeridas podem causar náuseas e vômitos rapidamente. Quadro semelhante à intoxicação por atropina (a mesma presente na Beladona): pele quente, seca e avermelhada, rubor facial, mucosas secas, taquicardia, dilatação da pupila, entre outros. Nos casos graves: depressão neurológica, coma, distúrbios cardiovasculares, respiratórios e óbito.

7. Beladona

Foto: Heike Rau/Fotolia Foto: Heike Rau/Fotolia

Beladona é nativa da Europa, norte da África e Ásia ocidental. É também uma das plantas mais venenosas do mundo, contém toxinas que causam delírios e alucinações. Outros sintomas de envenenamento incluem perda da voz, boca seca, dores de cabeça, dificuldade respiratória e convulsões. Toda a planta é venenosa, mas as flores costumam ser mais, além de serem doces e atraírem crianças. Dez ou 20 flores podem matar um adulto. Antigamente as pessoas usavam beladona como parte de sua rotina diária de cosméticos. Seu líquido era usado como colírio, para dilatar as pupilas, considerado atraente porque dava ao usuário um olhar sonhador.

Este texto foi escrito por: Gabriel Gameiro

Last modified: maio 8, 2017

[fbcomments]
Avatar
Arquivo