Foto: Pixabay

7 Motivos para colocar o Pará na sua lista de lugares para visitar

Quer motivos para visitar o norte do país? Conheça as peculiaridades do segundo maior estado do Brasil: o Pará. O Webventure listou alguns itens para te inspirar!

1. Floresta Nacional do Tapajós

Foto: Wikipedia Foto: Wikipedia

Conhecida por sua diversidade de flora, fauna, rios, lagos, morros, planaltos e outras belezas naturais, a Floresta Nacional do Tapajós tem área de mais de 549 mil hectares e 160 km de praias. O local atrai turistas que buscam o contato com a natureza. Uma das atrações é o rio que banha as terras ribeirinhas, ele muda de cor a cada hora do dia, fica amarelo, azul, laranja, vermelho e prateado.

2. Carimbó

Foto: MinC CC 2.0/ Flickr Foto: MinC CC 2.0/ Flickr

Considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o carimbo é um ritmo paraense que originou diversos outros ritmos de música como a Lambada, Tecnobrega, Merengue e Guitarrada. Ele tem influência africana, indígena e portuguesa. Para muitos, é o único ritmo que consegue expressar a influência cultural desses três povos determinantes para a formação da sociedade brasileira por meio do batuque africano; os instrumentos indígenas e coluna curvada e o estalar de dedos dos portugueses.

3. Alter do Chão

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

Foi eleita pelo jornal britânico “The Guardian” como a praia mais bonita do Brasil, com suas areias brancas, banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajó. Por suas características peculiares e seus atrativos naturais e culturais Alter do Chão recebe um grande número de turistas todos os anos.

4. Praias de rio

Foto: Flickr CC 2.0 Foto: Flickr CC 2.0

Além de Alter Chão, há muitas outras opções de praias de água doce com cenários paradisíacos, águas cristalinas e calmas. Lugares ideias para relaxar e praticar esportes como o stand up paddle ou apenas curtir a natureza.

5. Açaí

Foto:  Ministério do Desenvolvimento CC 2.0 / Flickr Foto: Ministério do Desenvolvimento CC 2.0 / Flickr

No Para, a pequena fruta do açaizeiro é um atrativo a parte. O açaí é componente fundamental da dieta da população amazônica, está diretamente ligado ao aspecto cultural da região, sua polpa é usada em diversos tipos de receita, inclusive as salgadas, como acompanhamento de peixes; bem diferente do jeito que é consumido em outras partes do país.

Inscreva-se para o Mountain Do Praia do Rosa!

6. Mercado Ver-o-peso

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

O local reúne diariamente vendedores e compradores de produtos mais variados, desde peixes frescos, alimentos amazônicos, até os famosos banhos de ervas com promessas de propriedades medicinais. Quer conhecer melhor o espírito da cultura paraense? Esse é o local ideal. O Mercado servia como posto de fiscalização da coroa portuguesa dos produtos comercializados na região, por isso tem esse nome e é um dos cartões postais da capital Belém.

7. O Pôr do sol

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

O pôr do sol em Belém já foi eleito um dos mais bonitos do país, apreciar esse espetáculo é uma boa pedida para o fim de tarde,os pontos preferidos são o Forte e o Ver-o-Rio. A imagem fala por si só…

Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes

Last modified: março 14, 2017

Arquivo