Foto: Pixabay

6 razões para visitar Paranapiacaba no final de semana

Redação Webventure/ Offroad, Onde Praticar, Outros

Uma calma vila inglesa escondida a 44 quilômetros de São Paulo, assim se define Paranapiacaba, que pertence à cidade de Santo André. O clima bucólico e a rica história atraem turistas de todo o Estado. Entre belas trilhas, passeios histórico e a proximidade da maior cidade do Brasil fizeram a vila se tornar um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo, por isso listaremos seis razões para você não deixar de conhecer a charmosa vila!

Foto: Milton Jug/CC BY 2.0 Foto: Milton Jug/CC BY 2.0

1. Fácil acesso

Para embarcar rumo a Paranapiacaba, basta ir até a Estação da Luz. Isso mesmo! De lá parte um trem chamado Expresso Turístico, ele leva os passageiros direto ao destino. A vantagem do trajeto é conhecer o percurso de 48 quilômetros que corta a região do ABC, seguindo pela rota do café e a serra do mar!

2. Estação Alto da Serra

Foto: Milton Jug/CC BY 2.0 Foto: Milton Jug/CC BY 2.0

A estação, que é o ponto final do Expresso Turístico, é uma das atrações mais procuradas da vila. Seu relógio erguido em 1898 reproduz o famoso Big Ben e também é possível visitar o Museu do Sistema Funicular, lá você encontrará os trens da antiga São Paulo Railway Company e vagões usados para transportar D. Pedro II.

3. Casarões ingleses

Foto: Milton Jug/CC BY 2.0 Foto: Milton Jug/CC BY 2.0

Caminhar pelas tranquilas ruas e vielas de Paranapiacaba nos remete, rapidamente, a uma atmosfera inglesa. As casas são basicamente feitas em pinho de riga. Algumas delas foram completamente restauradas para receber visitas de turistas e curiosos, entre eles a Casa Fox, típica de trabalhadores da época.

4. Caminho do sal

Antigo percurso da época colonial brasileira, o caminho cortava a região para o transporte de sal. A atração é imperdível para quem gosta de ecoturismo, o roteiro possui extensão de 53 quilômetros, que podem ser feitos completos ou em menores distâncias, como o Caminho do Zanzalá (16 km) e o Caminho dos Carvoeiros (10 km). A sinalização turística permite que os aventureiros percorram o caminho por conta própria.

5. Trilhas

Seis trilhas estão espalhadas pelo Parque Natural Municipal Nascente de Paranapiacaba. Com vários níveis de dificuldade todos podem participar, além disso, nos dias quentes existe a opção de se banhar nas piscinas naturais do Rio Grande. No final da caminhada ainda é possível avistar o litoral de São Paulo.

6. Artesanato

Depois de se aventurar o dia inteiro pela vila, que tal parar para um café? Uma das marcas registradas de Paranapiacaba são os ateliês e cafés, onde se funde a culinária e arte local. Entre os principais estão: ateliê residência som da árvore e ateliê residência Francisca.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mazzucchelli

Last modified: fevereiro 25, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure