O navegador baiano Tony Granjo foi vice-campeão do 13º Rally Náutico KIA, disputado no último sábado (13), no Yacht Club de Ilhabela, litoral norte de São Paulo. O representante do YCB – Yacht Clube da Bahia correu a prova de regularidade entre embarcações a bordo de seu Lexotan, bote motorizado ZEFIR G 600.
As condições do mar não estavam boas em Ilhabela (SP), principalmente com ondas grandes. O percurso exigiu muito dos participantes, que tiveram uma chegada muito próxima. Os vencedores foram Luiz Claudio e Fernando Lopes com o barco Duduzão.
A diferença entre os dois foi de apenas 4 décimos de segundo. ”Foi uma experiência maravilhosa em todos os aspectos e a vitória não veio num piscar de olhos. São navegadores de ponta, os quatro melhores do país estavam na disputa”, contou Tony Granjo.
O Rally Náutico teve largada no Ponto A1, com chegada no Saco do Sombrio, com distância total de aproximadamente 30 milhas. Em cada trecho, os participantes tiveram que obedecer às médias de velocidades que não ultrapassaram os 22 nós, por se tratar de uma prova de regularidade com precisão náutica.
Nessas provas, as embarcações acima de 18 pés devem cumprir um percurso, com passagens obrigatórias, num tempo pré-determinado, perdendo pontos quando passam pelas coordenadas adiantados ou atrasados em relação ao tempo ideal.
Campeão em 2023, Tony Granjo dedicou o resultado ao amigo paranaense Zebra, que faleceu anos atrás devido a um acidente. ”Eu sempre penso nele nesses eventos, pois foi Zebra que me levou para o mundo do Rally Náutico”.
Na categoria Amador, o irmão de Tony, Luiz Vitor Granjo foi vice-campeão na mesma prova.
Foto: YCB Esportes
Last modified: abril 18, 2024