Foto: Pixabay

Você sabe as diferenças de uma bicicleta dobrável?

Arquivo/ Biking

Foto: petite/Fotolia Foto: petite/Fotolia

Não é mais incomum ver pessoas se locomovendo de bicicleta para o trabalho, ou até mesmo para atividades de lazer. As opções dobráveis, têm ganhado cada vez mais adeptos nas grandes cidades, já que são ideais para deslocamentos curtos e perfeitas para quem tem pouco espaço em casa. Além disso, são compactas e leves o bastante para serem levadas em uma bolsa a tiracolo e até mesmo no transporte coletivo, em deslocamentos mais longos.

Esses modelos podem parecer revolucionários, mas não é bem assim. As bikes dobráveis existem desde o final do século 19, quando o exército francês buscou equipar seus exércitos de infantaria. Porém, foi durante a Segunda Guerra Mundial que a empresa britânica BSA (Birmingham Small Arms), famosa pela produção de motocicletas, criou o modelo dobrável BSA Airborne, utilizado em várias operações de guerra na Europa Continental e Mediterrâneo.

+ Participe da Road Brasil Ride, clique aqui e inscreva-se!

Foto: Winai Tepsuttinun/Fotolia Foto: Winai Tepsuttinun/Fotolia

O Webventure conversou com João Magalhães, coordenador de comunicação da Shimano, que esclareceu algumas dúvidas sobre este tipo de bicicleta:

1. Quais são os principais benefícios de uma bicicleta dobrável?
Bikes dobráveis, assim como as bicicletas elétricas (e-bikes), são uma tendência, cada vez mais populares. As dobráveis possuem o DNA da mobilidade, do deslocamento: uma utilização bem específica. A facilidade de transportar em automóveis, ônibus, trens, etc é o principal diferencial, tornando esta bicicleta um “complementar” a vida de quem anda de transporte público. A praticidade de entrar em elevadores e guardar a bicicleta em salas e escritórios, também é outro benefício.

2. Há algum tipo de terreno em que ela não deve ser utilizada? Ela é mais frágil?
São bicicletas dimensionadas e projetadas para pedalar na cidade, ou seja, não são indicadas para trilhas. Não são frágeis, pelo contrário, mas possuem esta restrição de uso.

3. Uma pessoa a cima do peso pode utilizar esse tipo de bike sem problemas?
Nunca ouvi falar de nenhuma restrição para pessoas mais pesadas. De qualquer forma, as bicicletas são ‘veículos’ que comportam pessoas até um determinado peso.

4. Elas são mais caras?
Existem modelos/marcas de destaque como as Bromptom de altíssima qualidade e projeto de engenharia de alto nível, que possuem valores mais altos. Mas via de regra, não são caras.

Este texto foi escrito por: Gabriel Gameiro

Last modified: maio 29, 2017

[fbcomments]
Avatar
Arquivo