Foto: Pixabay

Quer começar a fazer trekking? Conheça alguns lugares no Brasil ideais para a prática

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

O trekking é a modalidade para quem gosta de caminhar por trilhas, seja em montanhas, na areia ou em locais menos acessíveis. A prática é uma atividade aeróbica que pode ser iniciada por pessoas de qualquer idade, desde que com os níveis de dificuldades adequados ao condicionamento físico de cada um. Além de fazer bem para saúde, é possível disfrutar de paisagens de tirar o fôlego, aqui mesmo, sem sair do Brasil. O Webventure listou alguns destinos para te inspirar a encarar as trilhas, dá uma olhada.

1. Chapada dos Veadeiros

Foto: Wikepedia Foto: Wikepedia

O local é um dos patrimônios naturais do Brasil e um dos principais destinos para os ecoturistas. A 230 km de Brasília, a Chapada dos Veadeiros oferece paisagens incríveis, com rios, cachoeiras e campos, são diversas opções para trekking, como a trilha dos Saltos, com aproximadamente 10 km (ida e volta), ou a trilha dos Cânions, ambas devem ser feitas com guias especializados e que conhecem o terreno.

2. Gonçalves

Foto: Wikepedia Foto: Wikepedia

O lugar na Serra da Mantiqueira, no interior de Minas Gerais. A cidade tem vários trajetos para os iniciantes na caminhada, o mais famoso é o da Pedra do Forno, com cerca de 1,28 km e dificuldade baixa. Outro percurso bastante escolhido pelos turistas é o da Cachoeira São Benedito, com 1,59 km.

3. Pico do Lopo

Foto: Wikepedia Foto: Wikepedia

O Pico do Lopo fica na cidade mineira de Extrema, em Minas Gerais. A trilha para chegar ao seu topo é consideravelmente fácil, por ser um percurso curto bem demarcado e de fácil acesso, é possível chegar ao cume com cerca de duas horas de caminhada r durante esse tempo, ainda aproveitar a vista para a belíssima Pedra das Flores e o resto da região.

+ Participe da Amazing Runs Serra da Canastra!

4. Sete praias de Ubatuba

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

No litoral norte de São Paulo, a trilha das Sete Praias é um dos locais mais visitados por quem quer se aventurar na modalidade. O percurso tem aproximadamente dez quilômetros e é considerado ideal para os iniciantes, já que não apresenta nenhuma grande dificuldade ao praticante. Durante o trekking é possível conhecer as praias de Lagoinha, do Oeste, do Peres, do Bonete, do Cedro Sul, Grande Bonete e Deserta.

5. Vale do Pati

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

O local fica na Chapada Diamantina, na Bahia, e possui uma das paisagens mais bonitas do país. O relevo privilegiado, a fauna, a flora, e as cachoeiras do local formam uma combinação perfeita para os trekkings que são realizados, geralmente, em 3 a 6 dias de caminhada, dependendo do nível de dificuldade do trajeto. O Vale do Pati é opção também para praticantes de outras modalidades de natureza, como a escalada.

6. Trilha do Ouro

Foto: Wikipedia Foto: Wikipedia

É um antigo caminho colonial construído no século XVII para escoar ouro que vinha de Minas Gerais, o local é uma das atrações mais visitadas do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Ao todo são 50 km que que passam alguns municípios do Vale do Paraíba, em São Paulo, até a vila de Mambucaba, no litoral do Rio de Janeiro. É preciso escolher o trecho certo quando se é iniciante, pois em algumas partes a altitude chega a 1500 metros.

Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes

Last modified: setembro 4, 2017

Arquivo