Foto: Pixabay

Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem acontece na USP

Redação Webventure/ Canoagem

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2013 começou na última quinta-feira (12/12) na Raia de Canoagem e Remo do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), em São Paulo.

Baiano Milton Luz de Oliveira treina para este Campeonato desde o começo do ano. Foto: Divulgação/ Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem Baiano Milton Luz de Oliveira treina para este Campeonato desde o começo do ano. Foto: Divulgação/ Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem

As disputas começaram com provas de mil metros e já consagrou o primeiro campeão brasileiro de 2013, o baiano Milton Luz de Oliveira, vencedor do C-1 mil metros masculino cadete.

“Treino para o campeonato desde o começo do ano. A prova foi muito disputada com adversários difíceis e a medalha representa muito pra mim pra ter a chance de entrar na seleção no próximo ano”, diz Milton que representa a ACC (Associação Cacauera de Canoagem).

Adilson Gomes Nascimento, o Jatobá, como gosta de ser chamado, é do Pará e treina na ACPN (Associação de Canoagem de Porto Nacional), tem 18 anos e vai competir pela categoria Junior no K1 200 e 500 metros.

“A canoagem pra mim hoje é um sonho realizado. Estou no esporte há dez anos e meu maior sonho é chegar aos Jogos Olímpicos”, diz Jatobá que competiu pela primeira vez em um Brasileiro em Curitiba no ano de 2009 e logo foi campeão.

Além das disputas nas categorias de base os consagrados atletas da categoria Sênior competiram na última quinta-feira defendendo as cores de seus clubes e associações nas provas classificatórias.

Nesta sexta (13/2), eles voltam a competir nas provas das distâncias de mil metros, sendo 26 finais das 46 marcadas para acontecer.

Para o evento, 425 canoístas e paracanoístas representando 40 associações e clubes de 11 estados brasileiros disputam as medalhas até este domingo. A entrada para o evento é aberta ao público.

Associação Cacauera de Canoagem – Para o evento vieram atletas de todo o Brasil e de todas as categorias, mas pode-se perceber um crescimento na atenção dada as divisões de base (menor, infantil, cadete e júnior). Para Fábio Marcel dos Santos, treinador das categorias de base no Pará e em Tocantins, o projeto que está sendo feito na região revela talentos de oito a 12 anos que desde cedo pegam o gosto pela canoagem.

“A Associação tem dado toda a estrutura que os meninos precisam. Trouxemos 26 atletas para esta competição de todas as categorias, de Infantil à Sênior. Temos atletas que já despontaram como a Ediléia Matos que é décima sétima do mundo em sua categoria, e muitos outros que ainda vão se sair muito bem neste ano”, conta.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: dezembro 13, 2013

Redação Webventure
Redação Webventure