Foto: Pixabay

7 estradas brasileiras que valem a viagem

Muita gente não gosta de passar horas e horas dentro de um carro na estrada, só aqui no Brasil são mais de 1,7 milhão de quilômetros delas, nem todas são pavimentadas e queridinhas dos motoristas, mas algumas realmente valem a viagem. O Webventure fez uma listinha com as estradas mais bonitas do país para você planejar sua próxima viagem − ou ficar com vontade de fazer as malas e pegar o carro agora!

1. Estrada Real, Minas Gerais

Foto: Guilherme Mölter/ Wiki Commons CC4.0 Foto: Guilherme Mölter/ Wiki Commons CC4.0

Com 1,6 mil quilômetros, a estrada passa por três estados e 87 cidades. Ela liga o interior de Minas Gerais até o litoral do Rio de Janeiro por quatro caminhos. Além da belíssima paisagem, o caminho guarda também muita história, já que foi aberto no século 17 durante o ciclo da mineração. Era a estrada por onde o ouro e os diamantes passavam; hoje pelo percurso é possível visitar o Parque Estadual de Ibitipoca, em Lima Duarte (MG), e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que ocupa parte do território de Petrópolis (RJ).

2. Rio-Santos, Rio de Janeiro/São Paulo

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

A estrada começa em Santos e tem 457 quilômetros de extensão. A paisagem conta com muitas montanhas e o mar, que pode ser visto na maior parte do percurso. Além disso, é por ela que se chega a famosas cidades turísticas do litoral, como Guarujá, Ilhabela, Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis.

3. Maceió-Maragogi, Alagoas

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

A estrada liga os municípios de Maceió e Maragogi, passando por todo o litoral alagoano. Um dos trechos considerados mais bonitos é entre Camaragibe e Maragogi, com vista para o mar, onde é possível passar por oito belas praias, percorrendo 22 quilômetros de extensão.

4. Transpantaneira, Mato Grosso

Foto: Filipe Frazão/Fotolia Foto: Filipe Frazão/Fotolia

Muitos comparam a estrada aos safáris africanos pela rica fauna ao seu redor, são muitos jacarés, veados, capivaras e tuiuiús, é preciso ficar bastante atento. A Transpantaneira tem 145 quilômetros de extensão e liga a cidade de Poconé até Porto Jofre, na beira do Rio Cuiabá, na divisa dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Durante o percurso são mais de 100 pontes de madeira, que valem a foto.

5. Rota do Sol, Rio Grande do Norte

Foto: Otávio Nogueira/ Flickr CC BY 2.0 Foto: Otávio Nogueira/ Flickr CC BY 2.0

Começa em Natal, na Praia de Ponta Negra, e passa pelas praias de Cotovelo, Pirangi, Búzios, Tabatinga, Camurupim e Barreta. Apesar das belezas que se vê no caminho, alguns trechos não possuem muita sinalização. Além do sol, das praias, o percurso é cheio de mirantes que valem a parada.

6. Estrada das Hortências, Rio de Janeiro

Foto: Antônio Duarte/Fotolia Foto: Antônio Duarte/Fotolia

O caminho florido fica entre as cidades serranas do Rio de Janeiro. As curvas ligam Teresópolis a Petrópolis, são 33 quilômetros de extensão e uma altitude de cerca de 1.500 metros. Na maior parte do ano a estrada fica sujeita à neblina, o que não atrapalha a bela paisagem, só é preciso redobrar o cuidado devido à baixa visibilidade e às curvas fechadas.

7. Serra do Rio do Rastro, Santa Catarina

Foto: Luch Queiroz/Fotolia Foto: Luch Queiroz/Fotolia

A estrada desce a Serra do Rio Rastro, entre Bom Jardim da Serra e Lauro Muller, cidades da serra catarinense. Apesar do visual deslumbrante é preciso ficar muito atento às curvas durante os 35 quilômetros de percurso. Durante o inverno, uma fina camada de gelo pode cobrir a pista estreita a uma altitude de 1.467 metros.

Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes

Last modified: janeiro 4, 2018

[fbcomments]
Avatar
Arquivo