Foto: Pixabay

Webventure completa 16 anos cobrindo esportes de aventura no Brasil

Webventure completa 16 anos cobrindo esportes de aventura (acima  primeira capa do site). (foto: Arquivo / Webventure.com.br)
Webventure completa 16 anos cobrindo esportes de aventura (acima primeira capa do site). (foto: Arquivo / Webventure.com.br)

Criado no início de 1997 por dois jovens escaladores, que alimentavam o site no tempo livre entre o estudo e o trabalho, o Webventure completou 16 anos nesta segunda-feira (28). Idealizado por André Chaco e Renato Cukier, o projeto começou como um passatempo e hoje é um dos principais veículos de comunicação sobre esportes de aventura no Brasil.

Percebendo a falta de websites nacionais com informações sobre locais e técnicas de escalada, a dupla de sócios, com apenas 19 anos, montou uma página virtual sobre o esporte. Hoje, o endereço é um dos mais antigos sobre o assunto ainda em atividade no país.

“Eu já trabalhava com internet desde 1995 e nesse período comecei a escalar com o André, no Clube Alpino Paulista”, contou Renato Cukier. “Resolvemos unir o útil ao agradável e pensamos no site em dezembro de 1996. Em 1998, decidimos que seria um negócio, então fizemos a parceria com o UOL e ganhamos vários prêmios como o I-Best e outros que existiam na época”, completou o empresário.

O Webventure foi um dos primeiros veículos a fazer a cobertura online de eventos como o Rally dos Sertões, Copa Dunas de Rally, Piocerá-Cerapió, Campeonato Brasileiro de Escalada, Campeonato Paulista de Rafting e corridas de aventura, entre Expedição Mata Atlântica e Eco-Challenge, antecessores de eventos da modalidade do Ecomotion.

Início. O site começou com conceito de revista virtual, até mesmo por causa das limitações da internet na época, mas rapidamente incorporou seções mais interativas, publicando fotos e relatos de leitores e abrigando colunas de grandes nomes dos esportes de aventura. Já passaram pela casa personalidades como André Dib, Klever Kolberg, Alê Silva, Manuel Morgado, Ricardo Contel, José Roberto Pupo, André Azevedo, Sebastian Cuatreerin, Eliseu Frechou, Helena Coelho, Marcelo Krings e Vitor Negrete: in memoriam.

Já estruturado como um portal, em 2001, o Webventure lançou o Destino Aventura, endereço dedicado a divulgar roteiros e locais para a prática de esportes ao ar livre no Brasil e no Mundo. Em 2008, inaugurou a seção Onde Praticar, na qual usuários do site podem criar e compartilhar roteiros de treinamento e trilhas para diversas atividades.

Atualmente o site cobre nove modalidades: bike, corrida de aventura, mergulho, montanhismo, off-road, paraquedismo, esportes a remo, trekking e vela. Desde sua criação, já foram publicadas mais de 32 mil matérias e atualmente há onze colunistas em atividade.

Para os próximos meses, os leitores podem esperar mudanças. “O mercado de esportes de aventura mudou muito nos últimos anos. Teve um boom em meados dos anos 2000 e já faz um tempo que amadureceu. Agora a proposta é apresentar novidades que serão reflexo dessa nossa avaliação”, ressaltou Cukier.

Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi

Last modified: janeiro 28, 2013

Redação Webventure
Redação Webventure